4 dicas inspiradas no BBB 23 para aumentar as vendas no e-commerce com cupons de desconto
Especialista traz dicas inspiradas no reality para alavancar vendas usando cupons de forma mais assertiva
Para Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, retail tech especialista em inovação para o varejo, a estratégia é certeira. “Assim como no BBB, no e-commerce não é diferente, a estratégia de cupons de desconto tem sido responsável por grande parte do faturamento do setor. A oportunidade de pagar menos num produto é um poderoso atrativo aos consumidores, além de garantir a visibilidade e despertar interesse. Aproveitando o sucesso do BBB, existem algumas lições valiosas que o programa pode levantar a respeito de estratégias para alavancar resultados em vendas”, acredita.
Pensando nisso, o especialista elencou quatro estratégias voltadas ao uso de cupons de desconto, que são utilizadas no BBB, e que podem também ser aplicadas no e-commerce e ampliar o faturamento no comércio online. Confira:
Dias aponta que, como no BBB, as marcas devem investir em ofertas realmente atrativas, já que é uma condição decisiva no momento de escolha dos consumidores e ajuda a atrair e fidelizar novos clientes. Mas não é qualquer desconto; promoções desinteressantes podem ser rejeitadas pelo público. “Alguns exemplos são cupons de descontos válidos na primeira compra, em datas sazonais, datas comemorativas até mesmo aniversários. Essas ofertas atraem o interesse do consumidor e levam ao ato da compra desde que sejam, de fato, vantajosas”, afirma o executivo.
2.Crie urgência
Deixe sempre claro que a promoção oferecida é por tempo limitado. A sensação de urgência ajuda a marca a não se perder entre outras ofertas, e delimitar prazo para compras incentiva o consumidor a tomar uma decisão o quanto antes. Na casa mais vigiada do Brasil, por exemplo, há diversas empresas fazendo publicidade durante as transmissões ao vivo. O ideal é que o cupom não seja “apenas mais um”. 3. Disponibilize cupons de desconto como prêmios Com forte presença nas redes sociais, como Twitter, Telegram e Instagram, o BBB por muitas vezes consegue criar conversas que transpassam a mídia televisiva. Isso também se aplica ao momento em que oferecem cupons, onde as divulgações ocorrem em mais de um canal, atraindo um maior público. O e-commerce pode seguir o mesmo padrão, realizando campanhas de descontos multicanais, por meio das redes sociais, e-mails marketing, pop ups no site, parcerias com influenciadores digitais, entre outros. Em qualquer uma das estratégias citadas acima, é interessante que os lojistas se previnam do abandono de carrinho — 85% dos consumidores desistem das compras na etapa final, segundo dados da Opinion Box. Nesse caso, para evitar que isso ocorra, é interessante enviar e-mails para lembrar o visitante que a compra ficou pendente e até oferecer descontos nos produtos selecionados. “O lojista pode estipular um prazo para o cupom e até mesmo uma condição adicional para estimular o retorno ao site e a finalização da compra”, sugere Dias. A Nexaas é uma Retail Tech, especialista em inovação para o varejo, nascida em 2018, parte integrante de um sólido grupo de investimentos em Soluções Digitais, Software B2B, Software B2C, Software de E-Commerce, Inteligência Artificial, entre outros, que busca crescimento sustentável acelerado e geração de valor por meio da inovação contínua. |