Unidades Básicas de Saúde de Barão de Cocais recebem apoio no combate à pandemia
As Unidades Básicas de Saúde de Barão de Cocais terão um reforço importante a partir de amanhã, 17 de agosto. Elas receberão kits de materiais para educação em saúde pelo Programa Ciclo Saúde da Vale. O objetivo é contribuir para a disseminação de informações corretas sobre a vacinação contra a Covid-19, apoiando os municípios na mobilização da população para tomar a vacina nas doses necessárias. O kit é composto por um totem para álcool em gel, um mural de informações para a sala de espera e um display de balcão. Tanto o mural quanto o display serão entregues com informes temáticos sobre a vacinação contra a Covid-19, mas o objetivo é que sejam ferramentas de divulgação de materiais produzidos pelas Secretarias Municipais de Saúde.
A distribuição do material educativo é apenas uma das iniciativas do Programa Ciclo Saúde que, desde 2019, fortalece a Atenção Básica em comunidades impactadas pelo rompimento da Barragem I e territórios evacuados. As primeiras ações do programa aconteceram em Brumadinho, Sarzedo e Mário Campos. “Atuamos para fortalecer a atenção básica dos municípios oferecendo apoio à gestão, educação permanente dos profissionais de saúde e equipagem de 100% das Unidades Básicas de Saúde”, explica a gestora do programa na Reparação da Vale, Juliana Bahia. “Essa ação reforça o compromisso da Vale com a reparação integral e o bem-estar das comunidades atingidas”, completa. São 15 municípios beneficiados, 1.255 profissionais de saúde capacitados, 4,6 mil equipamentos doados e 143 Unidades Básicas de Saúde (UBS) atendidas. Somente em Barão de Cocais, o Ciclo Saúde equipou 12 UBSs e capacitou quase 70 profissionais. Além disso, o município é o primeiro a implementar o Sistema de informação Geográfica (SIG) Ciclo Saúde, ferramenta de planejamento capaz de representar, em mapas, inúmeras informações do território importantes para a Atenção Básica. O recurso permite cruzar particularidades do território, auxiliando na identificação dos desafios locais e no desenho das ações de promoção da saúde. “O SIG vai facilitar a visualização de dados permitindo o monitoramento semanal, para que possamos realizar estratégias em saúde para melhorar os indicadores”, explica Fátima de Oliveira, Coordenadora da Atenção Básica.
Jovens Construtores em Saúde
Com 33 inscritos de Barão de Cocais, o Jovens Construtores em Saúde (JCS) acaba de chegar ao município. Essa frente do Ciclo Saúde – que acontece também em Brumadinho, Sarzedo, Mário Campos e São Joaquim de Bicas e Nova Lima (Macacos) busca fomentar o protagonismo jovem na promoção da saúde junto às UBS. “Esse eixo oferece formação de jovens para que desenvolvam ativos voltados às comunidades, incluindo campanhas de saúde, conteúdos e trocas em espaços virtuais elaborados pelos próprios participantes”, explica Juliana Bahia.
Territórios onde o Ciclo Saúde atua
Brumadinho, Mário Campos, Sarzedo, Itabirito, Barão de Cocais, Nova Lima (Macacos), São Joaquim de Bicas, Paraopeba, Pará de Minas, Pompéu, Inhaúma, Fortuna de Minas, Morada Nova de Minas, Papagaios e Pequi.
Raio-X do Ciclo Saúde
● 1255 profissionais de saúde capacitados nos temas de atenção, prevenção e promoção da saúde;
● 631 horas de formação;
● 127 oficinas já realizadas;
● Cerca de 4.612 equipamentos entregues entre itens para atendimento, como macas, termômetros, nebulizadores, otoscópios, eletrocardiógrafos, ultrassom odontológico, mobiliário e tablets
● 143 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atendidas.