Minas Gerais: garimpeiro morre em extração ilegal de ouro
Acaiaca, cidade do estado das Minas Gerais.
A Polícia foi informada que havia um garimpeiro soterrado nas águas do Rio do Carmo.
O fato aconteceu durante a extração ilegal de ouro que era realizada por vários garimpeiros em uma balsa. Essa atividade era muito comum nos anos 80 e 90, mas devido a proibição pelas leis ambientais, hoje ainda ocorre, mas em poucos locais e sempre às escondidas pois é ilegal.
Familiares da vítima estavam no local e relataram que a vítima, identificada como Izaías Martins de Lima de 29 anos de idade, era garimpeiro há um certo tempo e estava submerso no Rio do Carmo há algumas horas, provavelmente um talude (massa de terra) se deslocou e atingiu a vítima que acabou ficando presa debaixo do talude.
Foi relatado também que a balsa seria de um homem de nome Hermínio, mas após o acidente, o dono da balsa e demais garimpeiros teriam fugido do local tomando rumo ignorado.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi acionada para comparecer ao local e retirar o corpo da vítima do local, o corpo da vítima foi encontrado há uma altura de aproximadamente 3 metros debaixo da água.
A Polícia Científica foi acionada para comparecer ao local e remover o corpo da vítima para o IML da região.
Diligências foram realizadas para localizar o dono da balsa, mas até o momento do fechamento desta matéria, Hermínio não havia sido localizado.
Só lembrando que a extração ilegal de minério é crime e pode gerar uma pena de 6 meses a 1 ano de prisão mais multa.
Imagens Reprodução das Redes Sociais.