Médio Piracicaba

Acordes celebra 15 anos em João Monlevade com concerto especial


Apresentação gratuita será realizada na próxima quarta-feira (27), com participação especial do cantor Dan Nunes

Minas Gerais, agosto de 2025 – João Monlevade se prepara para uma noite de celebração cultural. Nesta quarta-feira, 27 de agosto, às 19h30, o Salão Nobre do  Real Esporte Clube será palco do Concerto de Aniversário dos 15 anos do Projeto Acordes no município. A apresentação da Camerata Acordes, com o espetáculo  “Acordes do Sertão” reúne alunos, professores e contará com a participação especial do cantor Dan Nunes. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na portaria do Real Esporte Clube e na Livraria República Literária.

Criado pela Fundação ArcelorMittal e viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o Projeto Acordes nasceu em 2010, em João Monlevade, com a missão de oferecer acesso à educação musical a crianças e jovens. Desde então, consolidou-se como um dos principais investimentos sociais da Fundação na área da cultura, revelando talentos, promovendo a inclusão e reforçando valores de cidadania. A cada ano, centenas de alunos passam por formações que vão além do ensino da música, estimulando também disciplina, trabalho em equipe e autoestima.

“O Projeto Acordes representa o reconhecimento do nosso compromisso social de longo prazo, gerando impacto positivo para os participantes e para toda a comunidade de João Monlevade. Ao longo desses 15 anos de trajetória, reforçamos a importância da cultura na transformação social e valorizamos o mérito dos alunos que abraçaram essa oportunidade”, afirma Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal.

E a programação cultural continua. Em dezembro, os alunos do Projeto Acordes apresentam um Concerto Didático aberto ao público, com o objetivo de compartilhar os avanços conquistados ao longo do ano. A iniciativa busca aproximar ainda mais as famílias e escolas da produção artística desenvolvida.

Sobre o Projeto Acordes

O Projeto Acordes promove o ensino de música erudita em escolas públicas em localidades onde a ArcelorMittal está presente. A ação é desenvolvida em Bela Vista de Minas, Contagem, Itaúna, João Monlevade, Juiz de Fora e Sabará (MG); Piracicaba (SP); e Feira de Santana (BA) As atividades incluem aulas semanais de flauta, violino e violoncelo em cada município onde está presente – em Piracicaba, o projeto contempla também o ensino do canto coral. O Projeto Acordes é viabilizado por meio das Leis Federal (Lei Rouanet) e Leis Estaduais de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, São Paulo e Bahia.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

Há mais de três décadas, a Fundação ArcelorMittal é a organização dedicada a direcionar os investimentos sociais do Grupo ArcelorMittal, maior produtor de aço do país e líder no mercado global. Com o propósito de criar oportunidades, a Fundação ArcelorMittal busca promover o impacto social positivo, por meio da educação, do esporte e da cultura. Anualmente, cerca de 450 mil pessoas são alcançadas pelas iniciativas promovidas em cidades de todo o país. Saiba mais em famb.org.br.

Serviço

Concerto de Aniversário dos 15 anos do Projeto Acordes

Quando: 27 de junho, quarta-feira, às 19h30

Onde: Salão Real Esporte Clube (Rua Realeza, 70, Novo Horizonte, João Monlevade – MG)
Apresentação gratuita mediante a retirada de ingressos na portaria do Real Esporte Clube e Livraria República Literária (Rua Luís Prandini, 38, Carneirinhos

Classificação: livre