Geral

Vale conclui Plano de Compensação em Itabirito com 40 projetos que beneficiam toda a população 

06/11/2025

Vale conclui Plano de Compensação em Itabirito com 40 projetos que beneficiam toda a população 

Inauguração do novo prédio do Centro Especializado em Reabilitação marca a conclusão 
O atendimento médico em Itabirito ganhou um importante reforço com a inauguração do novo prédio do Centro Especializado em Reabilitação (CER). A obra recebeu investimento de R$ 6,5 milhões da Vale e irá garantir mais qualidade para a atendimento dos pacientes. Vinculado à APAE, o espaço tem capacidade para realizar cerca de 750 atendimentos por mês e 50 mil procedimentos por ano. A nova sede, que conta com uma piscina aquecida e água ionizada, vai possibilitar a prática de hidroterapia. O centro é uma referência regional e atende também moradores de Ouro Preto e Mariana.
  
O novo prédio tem capacidade para realizar cerca de 750 atendimentos por mês
Crédito das fotos: Cabine JB
A inauguração da nova sede marca a conclusão da implantação de 40 projetos estruturantes em Itabirito, que fazem parte do Plano de Compensação firmado pela Vale com o município. As iniciativas representam, no total, investimentos de R$ 28 milhões, desde 2019, em áreas como educação, saúde, assistência social e desenvolvimento econômico, com impacto direto na qualidade de vida da população.

  
As novas instalações trarão mais conforto para os pacientes de Itabirito e região

Além da reforma do CER, foram feitos outros investimentos relevantes em saúde, como o Programa Ciclo Saúde, que fortaleceu a Atenção Básica Municipal com a entrega de mais de 460 itens e ações de capacitação profissionais. Foi inaugurada ainda uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), além da reforma de sete ambulâncias e da doação de outras duas.
Na área da educação, foram reformadas uma escola e sete quadras esportivas.

Cultura e fomento à economia local
Como parte das ações voltadas ao desenvolvimento econômico, a Vale doou um vagão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), que abriga um espaço cultural dedicado à preservação do pastel de angu — Patrimônio Imaterial de Itabirito. O local funciona no Complexo Turístico da Praça da Estação, sob gestão da Associação das Mantenedoras do Pastel de Angu, formada por 15 cozinheiras. O projeto tem valorizado o trabalho das mulheres que fazem o pastel e fortalecido a economia local.

Pelo Projeto Raízes foi oferecida capacitação e mentoria para 72 pequenos empreendedores locais do turismo, da cultura e da agroecologia em rede. Já o Projeto Reciclo Agora apoia a cadeia de reciclagem no município por meio de consultorias técnicas, capacitações e investimentos em infraestrutura, em parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Itabirito (Ascito).

Plano de Compensação
O Plano foi resultado de um acordo firmado com o município após as evacuações realizadas devido à elevação da Barragem Forquilha III ao nível máximo de emergência, em 2019. Atualmente, a estrutura encontra-se em nível 2.