CulturaGeralMédio Piracicaba

Peças das cidades de Antônio Dias e Santa Bárbara estão na Feira Nacional de Artesanato

Peças das cidades de Antônio Dias e Santa Bárbara
estão na Feira Nacional de Artesanato

Parceria entre Sebrae Minas e Cenibra impulsiona a profissionalização e valoriza o artesanato local, contribuindo para preservar as tradições mineiras

O grupo Olaria Urbana, de Santa Bárbara, e a Associação Indaiá, de Antônio Dias, estão entre os 36 artesãos e grupos produtivos presentes no espaço Origem Minas, do Sebrae Minas, na 36ª Feira Nacional de Artesanato, realizada até o próximo domingo (7/12), no Expominas, em Belo Horizonte.

Considerada uma das maiores vitrines do artesanato brasileiro, a feira reúne milhares de visitantes, lojistas e compradores especializados de todo o país, consolidando-se como um espaço estratégico para o fortalecimento da economia criativa e para a geração de negócios. Nesta edição, o Origem Minas ocupa um espaço de 400 m² dedicado a promover os pequenos negócios de todo o estado, que expressam a mineiridade em sua essência.

Palha Indaiá

Associação Indaiá representa a tradição de mais de 300 anos do trançado da palha do coqueiro indaiá, um saber centenário passado de mãe para filha, no município de Antônio Dias. Desde 2015, a associação trabalha para transformar o tecer tradicional da palha coletada na Reserva Lavrinha, no Cocais das Estrelas, em novos produtos nos seguimentos de moda, decoração e arte, aliando originalidade e beleza à qualidade técnica da produção.

O grupo nasceu do desejo de fortalecer e valorizar o trabalho das mulheres de Antônio Dias, que antes trançavam palha para atravessadores por valores muito baixos. A mudança veio a partir de 2016, quando, com o apoio do Sebrae Minas e da parceria com a Cenibra, as artesãs receberam capacitações em precificação, design, gestão e formalização, consolidando a identidade própria da Associação Indaiá. “Graças ao Sebrae, conseguimos registrar a associação e entender o potencial único do nosso fazer. Percebemos que a palha podia ir muito além dos chapéus. Hoje, criamos linhas completas em parceria com arquitetos e designers renomados”, afirma o gestor do grupo Fábio Amaral.

Entre as ações, destaque também para a criação do primeiro catálogo, em 2017, com curadoria cuidadosa e uma paleta própria, que orientou as coleções em chapéus, roupas, bolsas e tramas diversas. Desde então, o grupo lança catálogos anuais, com peças originais e únicas, que já levaram o nome e a tradição da trança da palha Indaiá para exposições nacionais e internacionais. O trabalho do Indaiá também alcançou marcas como Ronaldo Fraga e Bárbara (Barbará Chapéus), consolidando o reconhecimento pela qualidade e requinte das peças.

Atualmente, cerca de 50 artesãs participam da associação, majoritariamente mulheres de Antônio Dias. Para além da produção, ainda atuam em projetos sociais para idosos, quilombolas e ações comunitárias, financiadas, inclusive, via fundos municipais. Na Feira Nacional de Artesanato, o grupo apresenta peças icónicas como a bolsa Mutum, inspirada na espécie criada em viveiro da Cenibra. “Estar na feira permite mostrar nossa história, identidade e tudo o que construímos. É a chance de nos conectar com clientes e novos mercados”, afirma Fábio.

Arte em cerâmica

O Olaria Urbana, de Santa Bárbara, estreia no espaço Origem Minas com a força de uma tradição ceramista de mais de três décadas e, hoje, revitalizada pela parceria entre o Sebrae Minas e a Cenibra. O grupo, vinculado à Associação dos Artesãos de Santa Bárbara (AART), se reinventou após um diagnóstico do Sebrae, em 2012, que orientou os artesãos a aprofundarem o trabalho com argila, elevando o valor agregado das peças. Em 2014, o Olaria Urbana foi oficialmente criado e, hoje, reúne 20 artesãos cadastrados, 12 deles ativos, produzindo peças que expressam a identidade e a cultura de Santa Bárbara.

A artesã e presidente da AART, Niusa Aparecida de Oliveira Souza, explica que a chegada do Sebrae, em 2011, em conjunto com a ACISBI e a Cenibra, já havia proporcionado cursos e a doação de um forno, impulsionando o início de uma produção mais estruturada. Nos últimos anos, o trabalho ganhou robustez na “Cápsula Sebrae”, com mentoria em design, capacitações, oficinas e consultorias. Em fevereiro de 2025, foram realizadas ações voltadas para a  padronização, precificação, aperfeiçoamento do design e do acabamento as peças. “A parceria entre o Sebrae e a Cenibra abriu caminhos que nunca imaginávamos. Hoje, temos mais preparo, visibilidade e uma rede de apoio que nos ajuda a crescer de forma sustentável”, relata.

O grupo já colhe resultados concretos: aumento de renda, maior reconhecimento do público e peças cada vez mais valorizadas, com brilho mais preciso, identidade própria e melhor domínio técnico nas queimas e esmaltes. “Participar pela primeira vez da Feira Nacional de Artesanato é um marco e um presente para nós, pois é fruto da nossa profissionalização. Seguimos com os pés no chão, mas confiantes. Queremos ser referência regional em cerâmica, deixar um legado e mostrar a identidade de Santa Bárbara ao Brasil”, afirma.

A analista do Sebrae Minas Fernanda Souza Silva reforça que o foco da parceria é justamente promover essa evolução: “Buscamos fortalecer a profissionalização do grupo, ajudando a melhorar processos, elevar a qualidade das peças e ampliar o acesso a mercados. Quando o artesão recebe orientação técnica e apoio consistente, ele ganha confiança, valoriza seu trabalho e conquista novas oportunidades”, frisa.

Para o diretor-presidente do Instituto CENIBRA, Edson Valgas, a parceria com o Sebrae Minas demonstra o poder da união entre instituições na transformação social por meio do artesanato. “Nossa parceria com o SEBRAE tem sido fundamental para fortalecer o artesanato na região, promovendo geração de renda, valorização cultural e empreendedorismo local. Por meio dessa união, conseguimos oferecer capacitação, orientação técnica e apoio na gestão dos negócios, permitindo que artesãos transformem sua criatividade em oportunidades sustentáveis”, explica.

Serviço
Feira Nacional de Artesanato

Espaço Origem Minas – Sebrae Minas

Data: 3 a 7 de dezembro de 2025

Horário: 3 a 5/12 – 14h às 22h | 6 e 7/12: 10h às 22h

Endereço: Expominas – Av. Amazonas, 6200, Gameleira – BH/MG

Informações e ingressos: https://feiranacionaldeartesanato.com.br/