Polícia

Jeceaba Bombeiros buscam criança de 4 anos desaparecida em região de mata (ocorrência em andamento)

Jeceaba, cidade do estado de Minas Gerais.

Local: Jeceaba, zona rural, comunidade de Bituri.

Bombeiros foram acionados nesta quinta-feira (29), para realizar buscas por uma criança de 4 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), não verbal, que estava passando uma temporada na casa da avó. O sumiço da criança foi percebido por volta das 14h30. As buscas por populares (97 ao todo) tiveram início às 15h e, à medida que o tempo passou sem que a criança fosse encontrada, foram acionados a Polícia Militar, a Defesa Civil, a Polícia Civil e o CBMMG, que coordena as buscas no local com 5 guarnições de bombeiros.

1º Dia – 29/01

Foram realizadas buscas noturnas com cão de odor específico, com indicação para uma área de mata que se estende até uma estrada próxima à residência da avó, onde foi registrado o Último Ponto Avistado.

A área de busca foi demarcada e as ações coordenadas em equipes mistas de bombeiros militares e voluntários. Os órgãos de segurança pública estão alinhados e atuando de forma integrada.Sobrevoos com drones equipados com câmeras térmicas cobriram as áreas de busca de forma redundante e em novas varreduras, porém também sem sucesso.

Equipes com expertise em buscas, como o PEBRESC (Busca com Cães), PBS (Busca Especializada) e PMAD (Busca Especializada), estão contribuindo significativamente para o desempenho da ocorrência, apresentando em tempo integral à família (presente no Posto de Comando das Operações) o planejamento e a execução das ações.

2º Dia – 30/01

Exploração de novas áreas, estendendo o perímetro de busca; emprego de cães nos novos locais; avaliação de redundância das buscas; utilização de cães em busca por odor específico e odor genérico; e realinhamento com os diversos órgãos presentes.

Complexidade das Buscas

O local das buscas engloba uma diversidade de ambientes. A ausência de referência quanto ao destino da vítima obriga o planejamento das operações a abranger todos os raios do perímetro de busca. A topografia da região é variada, com presença de encostas íngremes e escorregadias, campos de pastagem e matas fechadas — o que dificulta a leitura térmica das câmeras dos drones.

Há ainda registro de chuva intensa em momentos intermitentes, dificultando a mobilização das equipes.

Efetivo empenhado: 21 bombeiros

Deixe um comentário