IMA Campinas cria solução inovadora para empresas públicas que usam o sistema AUDESP do Tribunal de Contas
Mudança na forma de envio de informações ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo levou a empresa de tecnologia a desenvolver uma ferramenta própria, agora oferecida a autarquias, câmaras e consórcios
No final de 2025, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) anunciou mudanças importantes na Fase IV da AUDESP (Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos), sistema utilizado para acompanhar contratos e licitações na gestão pública.
Até então, muitas instituições utilizavam o coletor web para transmissão manual de dados. Com a nova arquitetura baseada em envio via API, o modelo tradicional de preenchimento direto passou a ser gradualmente substituído por integração estruturada entre sistemas.
Para a IMA Campinas (Informática de Municípios Associados), que ainda utilizava o coletor web, a mudança exigiu adaptação rápida. Em pouco tempo, a Gerência de Desenvolvimento criou uma solução inovadora com interface intuitiva, garantindo o envio correto e dentro das normas do TCE-SP.
O que começou como um desafio se transformou em oportunidade de mercado.
As equipes envolvidas na criação da solução descobriram que outros órgãos públicos como autarquias, fundações municipais, e câmaras de pequeno/médio porte enfrentariam o mesmo desafio. Assim, além de atender a demanda interna, estruturaram a solução para ser oferecida amplamente.
Foi assim que surgiu o Audesp IMA, uma aplicação estável com validação automática de dados e rastreabilidade completa. Para o gerente de desenvolvimento Fábio Luiz, “a iniciativa reforça a capacidade da empresa de responder rapidamente a mudanças regulatórias e transformar desafios em inovação para a gestão pública”.




