Dados sobre o mercado de beleza em BH/ Expectativas e panorama do setor
O mercado de beleza brasileiro é um dos mais significativos do mundo, com crescimento ano após ano. Diante da pandemia, o setor, assim como quase todos os segmentos, apresentou instabilidade, mas já vem mostrando sinais de recuperação após as datas comemorativas e alta demanda no fim do ano. De acordo com o IBGE, em 2021 o setor acumulava uma estimativa de recuperação de 6% de mês a mês. Estes números são nacionais, mas temos um recorte de Belo Horizonte, realizado pela Avec.
De acordo com a Avec, empresa referência em tecnologia para estabelecimentos de beleza e bem-estar, o número de agendamentos de serviços de beleza em estabelecimentos deste setor em BH aumentou em 81% em 2021, se comparado a 2020, chegando a 1.5 milhão de agendamentos no período. Além disso, a média mensal também apresentou um crescimento de 41% e um ticket médio de R$70 por agendamento.
Outro aspecto importante a ser observado é que os estabelecimentos aproveitaram o momento de pandemia para se transformar e oferecer melhores experiências para os seus clientes e isso envolveu a adoção de tecnologias que permitissem o agendamento e pagamento online, além de toda a gestão do negócio, algo importante nos momentos de crise. Isso pode ser percebido pelo crescimento de 9% na quantidade de estabelecimentos que foram digitalizados em 2021, se comparado aos que se digitalizaram em 2020. Atualmente, a cidade já conta com 428 estabelecimentos que usam a tecnologia a favor do negócio.
Créditos Fotográficos : Google
Por : Clarisse Florentino