Primeiro Ato leva ensaio aberto e oficina do espetáculo “Como Água” para Itabirito
Atividade gratuita acontece no dia 26 de junho e convida o público a conhecer processos criativos e vivenciar a linguagem da dança contemporânea
O Grupo de Dança Primeiro Ato realiza, no dia 26 de junho de 2026 (sexta-feira), às 18h, em Itabirito, uma ação especial do espetáculo “Como Água”, com ensaio aberto seguido de oficina gratuita voltada ao público interessado em conhecer os bastidores da criação em dança contemporânea e experimentar processos corporais desenvolvidos pela companhia. A atividade integra as ações realizadas por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Inspirado na metáfora da água — que contorna obstáculos, se adapta e se transforma —, “Como Água” propõe uma reflexão sensível sobre o tempo, o corpo e os fluxos da vida. A atividade em Itabirito abre espaço para o encontro entre artistas e comunidade, permitindo que o público acompanhe trechos do processo criativo e participe de uma experiência de troca e experimentação.
Com direção e produção de Suely Machado, fundadora e diretora artística do Grupo Primeiro Ato, o trabalho nasce do desejo de construir uma dança conectada ao presente e ampliar o diálogo com diferentes públicos. “Abrir o processo e compartilhar parte da criação é uma oportunidade de aproximar as pessoas da dança contemporânea e mostrar que ela pode ser um espaço de escuta, percepção e encontro. Em ‘Como Água’, trabalhamos questões que atravessam todos nós e acreditamos que esse contato direto fortalece o vínculo entre arte e comunidade”, destaca Suely Machado.
Com concepção coreográfica de Marcela Rosa, o espetáculo foi criado de forma colaborativa, a partir da escuta e das experiências dos intérpretes-criadores. Em cena, os corpos se desdobram em paisagens afetivas, revelando contrastes entre contenção e fluidez, opacidade e brilho, silêncio e explosão. Tudo em sintonia com a trilha original de Federico Puppi, que constrói camadas sonoras em diálogo com a matéria coreográfica. “Mais do que apresentar uma obra pronta, o ensaio aberto e a oficina convidam o público a entrar em contato com os caminhos percorridos pela criação artística, estimulando novas formas de olhar para o movimento e para o corpo”, afirma Marcela Rosa.
Sinopse
“Como Água”, novo trabalho do Grupo de Dança Primeiro Ato, que completa 43 anos de ação continuada, chega como uma necessidade de reflexão sobre a passagem do tempo e a escolha em como viver esse tempo, que assim como a água, encontra caminhos diante dos obstáculos, transformando o caos em poesia. A partir da observação dos seres humanos, como parte da natureza, surpreendente, cheia de contrastes, a obra se desenvolve numa narrativa não linear, acordando os sentidos, abrindo gavetas, provocando memórias. “Como Água” é um olhar crítico e poético de nosso tempo, é vida num modo contínuo… suspensão, retração, avanço e redenção.
Ficha Técnica“Como Água”
Direção e Produção: Suely Machado / Assistente de Direção e Produção: Marcela Rosa / Concepção Coreográfica: Marcela Rosa / Criação de movimento (processo colaborativo): Alex Dias, Ana Carolina Vinhal, Marcela Rosa, Marina de Santana, Pedro Henrique Demétrio, Tayná Barboza / Trilha Sonora Original: Federico Puppi / Criação de Figurinos: Pablo Ramon / Confecção de Figurinos: Ednara Botrel / Criação de Luz: Sarah Salgado Cordeiro dos Santos / Assistente de Iluminação: Rony Rodrigues / Assistente Financeiro e de Projetos: Jaqueline Costa / Fotografias: Guto Muniz e Nélio Rodrigues / Comunicação: Reciclo Comunicação / Assessoria de imprensa: Luz Comunicação – Jozane Faleiro
Serviço
Ensaio aberto + oficina | “Como Água” – Grupo de Dança Primeiro Ato
Data: 26 de junho de 2026 (sexta-feira)
Horário: 18h
Cidade: Itabirito (MG)
Entrada gratuita
Mais informações: @grupo_primeiro_ato
I

