Médio PiracicabaPolítica

Rodovia Darcy Ribeiro é inaugurada e amplia mobilidade, desenvolvimento e integração em São Gonçalo do Rio Abaixo

Nova ligação entre bairros e BR-381 fortalece a infraestrutura urbana, melhora o trânsito e prepara o município para o crescimento futuro

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo inaugurou, na tarde desta quinta-feira (25), a Rodovia Municipal Darcy Ribeiro, uma importante obra de mobilidade urbana que passa a integrar a malha viária do município, criando um novo corredor de acesso entre os bairros Santa Efigênia (Patrimônio) e Guanabara (Piçarrão), com ligação direta à BR-381.

A nova via possui aproximadamente 2,5 quilômetros de extensão e é mais um importante investimento em infraestrutura realizado com recursos próprios do município.

A rodovia, inicialmente projetada como Avenida Contorno Leste, recebeu o nome de Darcy Ribeiro em homenagem ao antropólogo, educador, historiador e ex-ministro da Educação, reconhecido nacionalmente por sua defesa da educação pública e do ensino em tempo integral. A escolha do nome simboliza a união entre dois pilares que marcam o desenvolvimento de São Gonçalo do Rio Abaixo: infraestrutura e educação.

Além de oferecer uma nova alternativa de deslocamento para moradores e motoristas, a rodovia contribuirá para reduzir o fluxo de veículos pesados na região central, melhorar o escoamento da produção, facilitar o acesso aos bairros e proporcionar mais segurança, especialmente em períodos de chuvas intensas.

A obra também fortalece a posição estratégica do município junto à BR-381, acompanhando o crescimento econômico e urbano de São Gonçalo.

Durante a solenidade, o prefeito Raimundo Nonato Barcelos, Nozinho, destacou que a entrega é fruto do planejamento de longo prazo da administração municipal.

“A Rodovia Darcy Ribeiro é nosso compromisso de planejar hoje a cidade que queremos para o futuro. Estamos investindo em infraestrutura para melhorar a vida das pessoas, facilitar a mobilidade, impulsionar o desenvolvimento econômico e preparar São Gonçalo do Rio Abaixo para continuar crescendo com organização, responsabilidade e qualidade de vida.”

O prefeito também ressaltou que a obra integra um conjunto de investimentos estruturantes executados ao longo dos últimos anos, formando uma rede viária que amplia a capacidade de desenvolvimento do município.

A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, vereadores, secretários, servidores públicos, lideranças comunitárias e moradores, que acompanharam o descerramento da placa de inauguração da nova rodovia.

default