Moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte são os que possuem imóveis com mais quartos, indica pesquisa inédita do QuintoAndar
Censo QuintoAndar de Moradia mostra que mais de 55% dos moradores da Grande BH moram em imóveis com 3 quartos ou mais. O percentual de pessoas com imóvel próprio também é o maior do país
Confira aqui o levantamento completo.
Os moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte são os que mais possuem imóveis com três quartos ou mais, aponta o Censo QuintoAndar de Moradia. O estudo inédito, realizado em parceria com o Instituto Datafolha, indica que 37% das moradias têm três quartos, 14% quatro quartos e 4% cinco quartos – totalizando 55%. Nas regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio, por exemplo, apenas 25% e 23% dos imóveis, respectivamente, têm três quartos ou mais.
Os moradores da Grande BH também são os que mais possuem imóveis próprios: 77% da população é dona de sua própria moradia – 70% com imóveis já quitados e 7% financiados. Trata-se de um percentual maior que o das regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio e também que a média nacional (e que as cinco regiões do país).
Segundo o levantamento, profissão (9.7, em uma escala de 0 a 10), estabilidade financeira e casa própria (ambas com 9.6) são as maiores prioridades dos belorizontinos. Na sequência, aparecem plano de saúde e constituição de família (9.4), religião e negócio próprio (8.6), carro (8.4), ter filhos (7.6) e casar (6.7). Segundo o Censo, 95% dos entrevistados colocam a casa como o local favorito.
“Nosso propósito é contribuir, cada vez mais, para que os brasileiros morem melhor. Sabemos que, para continuarmos caminhando nessa direção, é primordial empoderar toda a cadeia (consumidor final, corretores e imobiliárias) com informações relevantes que ajudem na tomada de decisão. Conhecer melhor os hábitos, desejos e realidade da população com relação à moradia é valioso para essa construção e esse estudo supre essa lacuna no setor imobiliário”, afirma o gerente de Dados do QuintoAndar, Thiago Reis.
Seguindo uma tendência nacional, o quarto é o cômodo favorito dos moradores da Grande Belo Horizonte.
Ao avaliar o tipo de imóvel mais disponibilizado, as casas se destacam, com 83% – sendo 74% delas em ruas abertas e 10% condomínios/vilas. 17% das pessoas vivem em apartamentos. Na Grande BH, boa parte das pessoas que moram em casas possui uma churrasqueira (42%), percentual superior ao de São Paulo (33%) e Rio de Janeiro (31%).
Ainda sobre as características das moradias dos entrevistados na pesquisa, 79% possuem área de serviço e 74% têm quintal ou área externa. 6% possuem escritório para home office, demanda crescente em meio à pandemia. Na região metropolitana de Belo Horizonte, uma a cada quatro pessoas (25%) passaram a trabalhar remotamente com mais frequência.
A pesquisa aponta que a relação do morador com a sua casa mudou durante a pandemia, indicando que a maioria dos entrevistados da Grande Belo Horizonte passou a fazer orações, ouvir música, fazer tarefas domésticas, cozinhar e assistir filmes ou séries com mais frequência neste período. O que não mudou foi o amor e o espaço cedido aos animais de estimação: cerca de 63% dos entrevistados possuem pets, sendo os cachorros os maiores companheiros (53%), seguido pelos gatos (18%) e pássaros/aves (11%).
Metodologia da pesquisa
O Censo QuintoAndar de Moradia traz informações sobre o mercado residencial no Brasil, a caracterização do domicílio, além de hábitos, anseios e desejos dos brasileiros. Ao todo, foram realizadas 3.186 entrevistas com a população brasileira, com idade a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste). Há, ainda, uma amostra representativa das regiões metropolitanas de Rio, São Paulo e Belo Horizonte e dos macropolos da Baixada Santista e de Ribeirão Preto. A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais em pontos de fluxo populacional entre os dias 11 e 21 de outubro de 2021 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.
Sobre o QuintoAndar
O Grupo QuintoAndar é a maior plataforma de moradia da América Latina e oferece uma experiência direta, simples e transparente para quem busca um lugar para morar e para quem tem uma casa para alugar ou vender. A plataforma permite a busca de imóveis por meio de fotos de alta qualidade, marcação de visitas e fechamento do aluguel ou da compra online, sem burocracia. Os inquilinos alugam com facilidade, e os compradores têm maior transparência ao longo de toda a transação. Os proprietários estão cobertos pela Proteção QuintoAndar, que assegura o recebimento em dia do valor do aluguel, independentemente do pagamento pelo inquilino e cobre indenizações de até R$50 mil por danos causados ao imóvel ao fim do contrato. Para imobiliárias, a empresa oferece um portfólio de serviços com soluções de crédito e financiamento, garantia locatícia e geração de demanda. A companhia tem atualmente mais de 150 mil contratos e R$ 80 bilhões em ativos sob administração e opera em mais de 50 cidades no Brasil, além da Argentina, Equador, Panamá, Peru e México por meio das operações do grupo Navent, adquirido em dezembro de 2021. Para saber mais sobre o QuintoAndar, acesse nossa central de imprensa.