Dia Internacional da Mulher: Como representar sem reproduzir estereótipos?

Está chegando a data em que muitas marcas trazem o público feminino em um papel de destaque. Colocar a mulher como protagonista durante todo o mês de março já se tornou uma tradição, desde que o Dia Internacional da Mulher foi criado, há mais de cem anos. A data representa a luta pela igualdade de gênero e nos traz uma grande reflexão: como esta representação é feita? Ela traz a pluralidade do gênero? Ela é inclusiva?
No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data que se tornou muito importante para as marcas e é o momento em que o mercado prepara as suas campanhas para o público feminino. Colocar a mulher em evidência é importante para trazer mais representatividade, mas como esse protagonismo é feito? E ele só acontece em março?
De acordo com o IBGE, as mulheres ainda ganham 30% a menos do que os homens1 . E essa diferença não se resume apenas ao salário. Dentro da publicidade, o público feminino tem uma representação estereotipada e segundo estudo de 2020 do grupo Croma, 57% dos entrevistados acreditam que a mulher é mostrada como objeto na publicidade2 .
dos entrevistados dizem que há menos mulheres em cargos de liderança3
acreditam que há discriminação das empresas em contratar mulheres4
Os dados acima mostram o quanto é preciso caminhar para incluir a diversidade dentro e fora das comunicação de uma empresa. Pensar em quantos cargos de destaque a sua empresa oferece às mulheres e como assuntos sobre igualdade de gênero são abordados, é uma iniciativa para além dos negócios. Sabemos que a inclusão não é um trabalho rápido, são iniciativas diárias, e na Meta, buscamos dar apoio às marcas que estão buscando iniciar este processo.
Por aqui, desenvolvemos ferramentas e estratégias que podem ajudar a criar um ambiente com mais igualdade. Conheça as nossas 3 dicas para que você possa construir um negócio mais diverso.
3 dicas para aumentar a diversidade em sua marca
1. Representação real
2. Diversas
3. Além do dia 8 de Março
Com as recomendações e dicas, já é possível incluir mais diversidade dentro da sua empresa e pensar para além das datas comemorativas. Vamos juntos?
Fique por dentro também dos outros casos de sucesso e veja como montar estratégias para otimizar os seus resultados de marketing.