Abrintel e Movimento ANTENE-SE participam da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
A presença na tradicional Marcha promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) será para apresentar o papel fundamental das cidades para a expansão da infraestrutura de telecomunicações no país. A expectativa é que a participação na Marcha consolide a parceria entre a CNM e o ANTENE-SE.
São Paulo, 25 de abril de 2022 — A Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações) vai participar da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e que é a grande referência do municipalismo no Brasil, com a presença de milhares de Prefeitos e Gestores Municipais na capital federal, de 25 a 28 de abril. A Abrintel terá também o papel de representar o Movimento ANTENE-SE, coalizão de entidades empresariais criada em 2021 para contribuir para a ampliação do acesso à conectividade no país, por meio do fortalecimento da rede de infraestrutura de telecomunicações. Para isso, o ANTENE-SE atua em prol da modernização das leis sobre antenas nas cidades brasileiras, o que é necessário para viabilizar a implantação do 5G no País.
A expectativa é que a participação na Marcha contribua para consolidar a parceria entre a CNM e o Movimento ANTENE-SE. “O poder público municipal tem papel fundamental para o avanço da implementação das infraestruturas de telecomunicações no Brasil”, afirma Luciano Stutz, presidente da Abrintel e porta-voz do Movimento ANTENE-SE. “As principais dificuldades enfrentadas hoje para a implantação do 5G são as restrições impostas pelas leis municipais sobre antenas. Em muitos casos, essas regulamentações têm parâmetros urbanísticos ultrapassados, que acabam gerando entraves para a instalação de equipamentos de transmissão. Para a plena utilização do 5G, a depender das aplicações, será preciso que haja de cinco a dez vezes mais antenas de transmissão do que para o 4G. Assim, é fundamental que as cidades atualizem suas leis municipais de antenas”, comenta Stutz, destacando a importância da presença no evento.
O Brasil tem 5.568 municípios e, segundo levantamentos da Abrintel, atualmente apenas 78 cidades do Brasil têm leis de antenas atualizadas. “Já estamos vendo mobilização das gestões municipais em busca da modernização das regulamentações sobre infraestruturas de comunicações que será necessária para o 5G, e é fundamental que os gestores municipais tenham consciência sobre a importância desse tema”, afirma Stutz.
O Movimento ANTENE-SE é uma iniciativa da Abrintel, com apoio de ABO2O (Associação Brasileira Online to Offline); Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC – e de Tecnologias Digitais), CNI (Confederação Nacional da Indústria), Feninfra (Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática); e Telcomp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas).
Sobre a Abrintel
A Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) é uma entidade formada em maio de 2013 pelas principais empresas detentoras de infraestrutura (para a instalação de antenas) e voltada ao mercado de telecomunicações, a fim de viabilizar a expansão de tais serviços. Atualmente, as empresas associadas à Abrintel representam cerca de 70% do mercado de torres de telecomunicações, tendo investido, nos últimos anos, mais de R$ 10 bilhões no desenvolvimento do setor. Ciente dos desafios de um setor em contínuo crescimento, a Abrintel se propõe a colaborar com a administração pública, como entidade técnica e consultiva, na análise e implementação conjunta de soluções que ajudem a dar melhores respostas às necessidades de infraestrutura no âmbito das telecomunicações.
Sobre o Movimento ANTENE-SE
O Movimento ANTENE-SE busca contribuir para a modernização das leis sobre antenas nas principais cidades brasileiras, promover a inclusão digital e refletir sobre a implantação do 5G no país. O ANTENE-SE é resultado da colaboração de seis entidades, que representam setores diversos da economia:
● Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações);
● ABO2O (Associação Brasileira Online to Offline);
● Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC – e de Tecnologias Digitais);
● CNI (Confederação Nacional da Indústria);
● Feninfra (Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática);
● Telcomp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas).
A Carta Aberta do Movimento e novidades sobre o ANTENE-SE e o tema da conectividade estão no site do Movimento e no perfil do Facebook.