Por que a 7ª Conferência Global Anual da AIE sobre Eficiência Energética é mais relevante do que nunca
Realizada na cidade de Sønderborg, Dinamarca, a conferência focará em ações concretas para os próximos anos com o objetivo de alcançar as reduções globais de CO2 para emissões zero
Líderes mundiais do governo e da indústria se reunirão na cidade de Sønderborg, no sul da Dinamarca, entre os dias 7 e 9 de junho, para a 7ª Conferência Global Anual da Agência Internacional de Energia (AIE) sobre Eficiência Energética, em um momento em que as soluções de eficiência energética nunca foram tão relevantes e necessárias.
A conferência é organizada pela Agência Internacional de Energia (AIE) e pelo Ministério Dinamarquês do Clima, Energia e Serviços Públicos, com apoio da multinacional dinamarquesa Danfoss.
O foco da conferência será discutir como a pretensão internacional em eficiência energética pode ser traduzida em um progresso mais rápido e mais forte no mundo real. Isso ocorre em um momento particularmente crítico, à medida que os governos lançam planos ambiciosos para enfrentar a crise climática e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, ao mesmo tempo em que fortalecem a segurança energética.
A conferência reunirá lideranças políticas e empresariais, incluindo mais de 20 ministros confirmados, a maior presença ministerial de todos os tempos para esta conferência, para se concentrar em como a pretensão internacional e a colaboração em eficiência energética podem fornecer o tão necessário progresso em direção ao carbono neutro e a economia de baixo carbono. O evento se concentrará em ações concretas e práticas, possibilitadas por novas tecnologias, para interromper o desperdício desnecessário de energia na indústria, transporte, construção e edificações existentes. Juntos, a AIE, o Ministério Dinamarquês do Clima, Energia e Serviços Públicos e a Danfoss apresentarão o papel e a oportunidade da tecnologia de eficiência energética na construção de um caminho global para emissões líquidas zero no setor de energia até 2050 e explicarão como essas soluções podem contribuir com a segurança energética atual e as pressões do mercado.
Por que a eficiência energética é tão crítica agora?
A ciência é clara: precisamos agir sobre as mudanças climáticas hoje. Descarbonização, segurança energética e contas de energia mais baixas andam de mãos dadas. Mas, o mais importante, se o mundo quiser atingir as metas climáticas de limitar o aquecimento global a 1,5 grau acima dos níveis pré-industriais, medidas de eficiência energética devem ser tomadas para proporcionar uma grande redução mundial nas emissões.
Essa demanda urgente por ação em eficiência energética será o foco principal da 7ª Conferência Global Anual da AIE sobre Eficiência Energética. Também se baseará no trabalho recente da AIE sobre como reduzir a dependência das importações de energia, ao mesmo tempo em que fortalece o progresso em direção ao carbono zero.
Por que Sønderborg?
Embora a Dinamarca já seja líder global da transição verde, a AIE e o Ministério Dinamarquês do Clima, Energia e Utilidades escolheram o município de Sønderborg como cidade anfitriã devido ao seu trabalho pioneiro em priorizar soluções de eficiência energética para reduzir as emissões de CO2.
Desde 2007, o município de Sønderborg vem colaborando com empresas locais com o objetivo de reduzir as emissões. Em 2020, o município atingiu o importante marco de ter reduzido o CO2 em mais da metade (51,7% / 362.208 toneladas de CO2) desde 2007. O município está a caminho de alcançar a neutralidade carbônica em seus sistemas energéticos até 2029, 20 anos à frente do resto da Dinamarca. Essa meta foi anunciada no ProjectZERO, uma parceria público-privada da qual a Danfoss é parte ativa.
Com sede no município de Sønderborg, a multinacional dinamarquesa Danfoss, também tomou medidas para reduzir as emissões de CO2. O campus de 250 mil metros quadrados da empresa passou por uma transformação energética, passando 100% de seu calor proveniente de combustíveis fósseis em 2015, para estar totalmente neutro em CO2 (escopo 1 e 2) até o final de 2022.
Kim Fausing, presidente e CEO da Danfoss afirma: “A ciência é clara e agora é hora de agir. Todos precisam arregaçar as mangas, levar a transição verde muito mais a sério e implementar as tecnologias que estão prontamente disponíveis hoje.”
“A conferência irá sublinhar a importância de uma ação urgente, mas também mostrará aos tomadores de decisão como soluções como as dos supermercados locais, associação habitacional e indústria transformadora já estão implementadas e fazem uma diferença real. Vamos sair da sala de conferências e conversar com empresas locais que podem testemunhar que a energia mais verde, mais acessível e mais segura é a energia que ainda não usamos”.
Quem irá palestrar na 7ª Conferência Anual sobre Eficiência Energética?
Os principais presidentes da conferência são o Dr. Fatih Birol, Diretor Executivo da AIE, e Dan Jørgensen, Ministro do Clima, Energia e Serviços Públicos da Dinamarca.
Eles serão acompanhados por colaboradores governamentais de toda a Europa, Ásia, África, Américas e Pacífico, com representantes como Mohamed Shaker El-Markabi, Ministro de Eletricidade e Energias Renováveis do Egito e Presidente da COP27; Amani Abou-Zeid, Comissário para as Infraestruturas e Energia da Comissão da União Africana; Alok Sharma Presidente da COP26 e representante do governo do Reino Unido: o Secretário de Estado da Economia e Clima da Alemanha, Patrick Graichen; Anna Moskwa, Ministra do Clima e Meio Ambiente da Polônia; Arifin Tasrif, Ministro da Energia e Recursos Minerais da Indonésia, e muitos mais.
Estarão presentes vários representantes do setor privado, como Kim Fausing, da Danfoss; Nana Bule, CEO da Microsoft Dinamarca e Islândia; Martin Brudermüller, Presidente da Diretoria Executiva da BASF SE; Cristina Gamboa, CEO do World Green Building Council; e Paula Glover, presidente da Alliance to Save Energy. A lista completa de colaboradores pode ser encontrada aqui.
A agenda da conferência também pode ser acessada no site da AIE.
Quer se manter atualizado sobre os temas em discussão na 7ª Conferência Anual de Eficiência Energética?
Acompanhe a conversa em nossas redes sociais:
https://www.linkedin.com/feed/
https://twitter.com/Danfoss/
Sobre a Danfoss
A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbil. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 28 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em www.danfoss.com.br.