Festa Junina alegra crianças acolhidas em abrigo do TJMG
O ‘arraiá’ contou com apresentação de quadrilha, comidas típicas e brincadeiras
Crianças acolhidas em um abrigo mantido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais participaram, nesta quarta-feira (15/6), de uma festa junina, que contou com a presença da coordenadora do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luiza de Marilac, servidores aposentados, educadores e colaboradores da instituição filantrópica. Comidas típicas, apresentação de quadrilha e brincadeiras juninas marcaram o ‘Arraiá’ TJ Criança Abriga.
A instituição cuida, há 22 anos, de crianças afastadas do convívio familiar por determinação judicial. A creche é mantida por meio de doações realizadas por servidores do próprio TJMG e outros colaboradores, além de contar com o apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. As crianças permanecem no abrigo até terem condições de voltar para a casa da família biológica ou serem encaminhadas para adoção.
|
A desembargadora Maria Luiza de Marilac disse que o abrigo tem apoio, principalmente, de servidores e magistrados do Tribunal de Justiça. “É um grande trabalho, feito com muito amor, que começou por meio de uma iniciativa de servidores. Estar no TJ Criança Abriga enche meu coração de alegria. É uma sensação inexplicável. Outras pessoas precisam conhecer e contribuir com a instituição “, afirmou a magistrada.
As crianças, vestidas com trajes juninos, dançaram quadrilha, comeram doces típicos e participaram de brincadeiras, como pescaria e lança argola. O local, no bairro Paraíso, em Belo Horizonte, estava todo enfeitado com bandeirinhas e balões. Foram servidos caldos de feijão, mandioca, moranga, canjica doce, pé de moleque e maçã do amor.
A servidora do TJMG Silvia Gama, que se aposentou em 2002, também participou do evento. “Não tenho filhos, meu marido já faleceu e recebo uma boa aposentadoria. Deus me encaminhou para o TJ Criança Abriga para ajudar essas meninas e meninos. É satisfatório poder investir em iniciativas como esta”, ressaltou a servidora aposentada.
Acolhimento
O presidente do TJ Criança Abriga, Itamar de Carvalho Ribeiro, servidor aposentado do TJMG, disse que a festa junina foi preparada com muito carinho por todas as pessoas envolvidas com as crianças. “O evento é mais um instrumento de socialização das crianças, uma vez que muitas não tiveram a oportunidade de vivenciar estas festividades culturais junto com suas famílias biológicas. É gratificante saber que conseguimos mudar o futuro dessas crianças”, disse.
O TJ Criança Abriga é uma instituição que abriga provisoriamente crianças entre 3 e 6 anos e 11 meses de idade, em condições de vulnerabilidade, encaminhadas pelo Juizado da Infância e da Juventude e Conselho Tutelar, após denúncias de maus-tratos por parte da família. No abrigo elas permanecem até que a Justiça determine se poderão regressar para suas famílias biológicas ou se serão encaminhadas para adoção.
Atualmente o abrigo conta com seis crianças, sendo cinco meninas e um menino. Todos estão matriculados em escolas públicas de Belo Horizonte. No abrigo, que tem amplos quartos, salas de TV, refeitório, salas com brinquedos, as crianças recebem alimentação em tempo integral. Além das doações voluntárias, o TJ Criança Abriga recebe subsídios da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
Nos 22 anos de funcionamento, mais de 200 crianças já passaram pelo abrigo. Algumas, já adultas, estudam no exterior. Muitas foram adotadas e outras conseguiram retornar para seus pais biológicos, principal objetivo da casa.
A coordenadora da instituição, Joelma Carneiro Lima, afirmou que “as crianças ficam muito felizes quando têm contato com outras pessoas. O abrigo está de portas abertas para que interessados possam conhecer nosso trabalho.”
Para ela, “a festa junina é muito popular, as crianças adoram participar, mas infelizmente tivemos que limitar o acesso, por causa da pandemia, já que as crianças acolhidas ainda não foram vacinadas. Estamos criando memórias para elas”.
Joelma Carneiro Lima disse que as cinco meninas e o menino que vivem atualmente no abrigo ajudaram na decoração do espaço. “As crianças ensaiaram a quadrilha, ajudaram a cortar e a pintar as bandeirinhas. Elas ficaram felizes”.
|
Doações
Ser um voluntário do TJ Criança Abriga é simples. Servidores do TJMG podem autorizar desconto em folha de pagamento. Basta enviar um e-mail para tjcrianca@tjcriancaabriga.org.
Demais voluntários podem doar por meio de depósito em conta corrente no Banco do Brasil (agência 1584-9 e conta 27733-9). Informações podem ser obtidas pelo telefone 31-3461-5868 ou pelo mesmo e-mail: tjcrianca@tjcriancaabriga.org.
Diretoria de Comunicação Institucional — Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais — TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br