Com opção de experimentação de óculos em casa, Zerezes quer quebrar as barreiras do consumo digital do mercado ótico brasileiro. Serviço está disponível em Belo Horizonte
Alternativa que une experiência online e física, o ‘Zerezes em Casa’, permite que o consumidor receba 4 modelos de óculos para provar e resolve a dor de quem ainda não se sente seguro para comprar 100% online
Junho de 2022 – A Zerezes quer transformar a relação das pessoas com os óculos de grau, e entende que parte fundamental desse processo é conseguir viabilizar a compra online. Ouvindo seus clientes, a marca entendeu que grande motivo da baixa penetração do setor no online é a impossibilidade de experimentar os óculos, por isso lançou recentemente o ‘Zerezes em Casa’, que dá a possibilidade do cliente escolher 4 óculos para serem experimentados no conforto da sua casa, por apenas um real.
O setor ótico brasileiro tem penetração online de apenas 1,15% e os EUA, por exemplo, está perto de 14%. De 2014 a 2019, o mercado americano cresceu o dobro do que o brasileiro, e isso se deve por conta de algumas startups que trouxeram inovações para o segmento, como a Warby Parker com o “Home Try On”.
“Além de entender as necessidades dos nossos clientes, vimos o que aconteceu no mercado americano. A penetração ótica online no Brasil crescia acima dos EUA até 2014, mas esse movimento se inverteu, por mais que o nosso mercado fosse 10x menor. De 2014 até 2019, os EUA cresceram o dobro do Brasil devido ao impacto de empresas que começaram a inovar no setor, enquanto por aqui nenhuma empresa criou inovação, por diversos conflitos de interesses. Em 2020, o Brasil cresceu o dobro dos EUA, mostrando que a vontade do consumidor existe, mas faltam iniciativas que transformem o segmento. E é essa dor que queremos resolver”, explica Rodrigo Latini, CEO da Zerezes.
Criado há menos de um ano, o serviço está disponível em Belo Horizonte e nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Campinas e Recife e vêm conquistando os consumidores, com crescimento de 36% da demanda ao mês. O processo é resumido em cinco etapas: 1) a pessoa escolhe 4 modelos de óculos no site para experimentar; 2) pode ficar com os modelos por 3 dias para provar à vontade; 3) define qual o preferido e efetua a compra no site (apenas se tiver interesse em comprar); 4) a Zerezes retira os 4 óculos no mesmo local, também sem custos; 5) e, caso a pessoa tenha escolhido um dos modelos e tenha interesse na compra, a Zerezes envia o produto já com a lente em poucos dias para o endereço selecionado.
Para saber o que os consumidores têm achado da alternativa, a Zerezes realizou recentemente uma pesquisa que mostrou um grande potencial de aderência e consolidação como tendência no mercado ótico, que ainda é representando por 1% de vendas online e quase nenhum investimento em experiências digitais, uma realidade que a marca quer mudar com a premissa de ser a Ótica do Futuro.
Para 97% das pessoas que participaram da pesquisa, poder experimentar em casa antes de comprar foi determinante, já que grande parte dos consumidores ainda não se sente à vontade para comprar óculos online; 70% desses mesmos participantes também acreditam que este formato de experimentação em casa é inovador e fácil; e 86% tem vontade experimentar o Zerezes em Casa por toda a comodidade que o serviço apresenta.
“Estamos muito animados com a aderência do Zerezes em Casa e queremos chegar cada vez mais a novas cidades para promover essa facilidade para mais brasileiros. O mercado ótico ainda é muito carente de inovação e os consumidores contam com pouquíssimas facilidades e incentivo para compras online, e o nosso objetivo é mudar isso. Queremos mostrar que é possível encontrar os óculos ideais, por um preço justo, com estilo e design, e de forma prática”, afirma Hugo Galindo, fundador e designer da Zerezes.
O uso de dados e feedbacks dos clientes para guiar lançamentos e orientar o negócio pauta todos os movimentos da marca. Com foco na relação direta com o consumidor (D2C), que corta todos os intermediários, a Zerezes cria novos modelos de óculos constantemente para atender todos os tipos de rostos e estilos, investe na experiência de compra com lojas encantadoras, simplifica ao extremo a escolha das lentes de grau, e traz diversas inovações para promover a venda digital dos óculos de grau, como a experimentação e medição online.
A projeção da marca é que esse ano o Zerezes em Casa represente 20% das suas vendas online, mas que em 3 anos esse valor fique maior que 50% e seja a principal estratégia de expansão das vendas digitais. O que vai ao encontro da expectativa de digitalizar o setor e buscar uma fatia de 5% das vendas feitas de forma online no período de cinco anos, liderando esse movimento no Brasil.
Sobre a Zerezes
A Zerezes tem o objetivo de transformar a relação das pessoas com os óculos, mudando a forma como as pessoas encontram, compram e se sentem com seus óculos de grau. Nascida do design e com o modelo direto ao consumidor, consegue entregar o melhor design pelo melhor preço. A empresa cria novos modelos constantemente para atender todos os tipos de rostos e estilos, investe na experiência de compra com lojas encantadoras, simplifica ao extremo a escolha das lentes de grau, e traz diversas inovações para tornar possível e promover a venda dos óculos de grau online.