Geral

Em intercâmbio social, Faculdade Arnaldo leva serviços à população de Santarém, no Pará

 

Alunos, ex-alunos, professores e colaboradores voluntários farão visitas às populações quilombolas e tribos indígenas entre os dias 12 e 19 de julho, prestando serviços odontológicos, psicológicos, veterinários, entre outros. Saiba mais!

 

Julho de 2022 — Entre os dias 12 e 19 de julho, a Faculdade Arnaldo Janssen sairá em viagem com alunos, ex-alunos, professores e colaboradores voluntários para Santarém, no Pará, para o primeiro intercâmbio social da instituição. Ao todo, cerca de 30 pessoas embarcarão para o Norte do país para uma rica imersão em conhecimento, além de promover uma troca de experiência. Enquanto a comunidade Arnaldo irá proporcionar atendimentos especializados em diversas áreas, como odontologia, medicina veterinária, psicologia, direito, gastronomia e gestão, a cultura do Pará será absorvida em conjunto.

 

Todos os intercambistas se inscreveram e vão para o Pará “sem hierarquia e/ou diferença entre coordenadores de curso, alunos ou demais voluntários”, conforme João Guilherme Porto, Diretor da Faculdade Arnaldo.

 

“O objetivo é irmos para a região, onde vamos ficar baseados em Santarém, no Pará, e Alenquer, também no Pará. Dessas cidades, vamos visitar regiões ribeirinhas, tribos indígenas e quilombo, uma comunidade quilombola. A gente vai levar algumas coisas relacionadas aos nossos cursos, como o curso de odontologia, que vai levar sobre higiene bucal, e o curso de medicina veterinária, que vai trabalhar a questão de parasitas. Vamos levar também alguns medicamentos e suporte de apoio e outros cursos, como psicologia, direito, gastronomia, gestão. Cada um dentro da sua área vai promover algo em alguma dessas comunidades”.

 

A tendência é de que o trabalho tenha continuidade, de acordo com o diretor. Até por isso, um dos maiores objetivos do intercâmbio será conhecer a região para identificar possibilidades de um trabalho a longo prazo e contínuo. E, mais do que isso, a instituição busca também uma formação social para projetos futuros, bem com a aquisição de conhecimentos culturais amplos. E é por isso que a faculdade vai de encontro a novos ambientes.

 

“Agora, muito mais do que levar alguma coisa, a importância do nosso trabalho é na formação do ser humano. Então, todos nós que estamos indo, estamos indo abertos para receber muito mais do que levar. Receber uma bagagem cultural, de conhecimento de uma outra região e de uma realidade completamente diferente da nossa. Então, o objetivo maior é que os profissionais envolvidos, sejam eles estudantes ou profissionais que já estão no mercado, voltem para Belo Horizonte com uma ideia, valores sobre a região para aí sim a gente desenvolver um projeto contínuo”, finaliza João Guilherme Porto.

 

Para mais informações, acesse o site da Faculdade Arnaldo.

 

 

Foto Wikipédia