OMS declara surto de varíola dos macacos como emergência global de saúde nacional
Com o alerta máximo, agência de saúde pede ação coordenada para impedir uma nova pandemia
Isso significa que a OMS agora vê o surto como uma ameaça significativa o suficiente para a saúde global que é necessária uma resposta internacional coordenada para impedir que o vírus se espalhe ainda mais e potencialmente se transforme em uma pandemia.
Embora a declaração não imponha exigências aos governos nacionais, ela serve como um apelo urgente à ação.
No mês passado, a OMS se recusou a declarar uma emergência global em resposta à varíola do macaco. Mas as infecções aumentaram substancialmente nas últimas semanas, mudando a avaliação do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Segundo ele, o comitê da agência não conseguiu chegar a um consenso sobre se a varíola dos macacos constitui uma emergência. Tedros Adhanom, como chefe da OMS, tomou a decisão de emitir o alerta máximo com base na rápida disseminação do surto em todo o mundo.
Até o momento, quase 17 mil casos foram diagnosticados em 74 países do mundo.
Como ocorre transmissão?
O surto atual é preocupante porque não é típico de surtos anteriores. Estudos estão em andamento para entender melhor a epidemiologia, fontes de infecção e padrões de transmissão. Ainda não está claro, por exemplo, se a varíola do macaco pode ser transmitida por via sexual. Estudos são necessários para entender melhor esse risco.
Mas o que se sabe até agora é que o vírus da doença é transmitido por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.
O período de incubação do vírus (momento da exposição até o surgimento dos primeiros sintomas) é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias.
Sintomas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) observou que a grande maioria dos casos tem apresentado erupção cutânea, além de febre, fadiga, dores musculares, vômitos, diarreia, calafrios, dor de garganta ou dor de cabeça.
Fonte Hora News