Música

Memorial Vale recebe projeto Foto em Pauta

O Memorial Vale recebe no dia 25, quinta, às 19h, mais uma edição do Foto em Pauta, que tem a curadoria de Eugênio Sávio, que vai medicar uma conversa com o fotógrafo paranaense Valdir Cruz, que divide seu tempo entre o Brasil e os EUA. Durante o encontro com o público, o artista apresentará, através de projeção, seu percurso de 30 anos dedicados à fotografia, diversos projetos ligados ao povo, arquitetura e paisagens brasileiras, com destaque para o projeto Faces da floresta, que documentou a vida de comunidades indígenas do norte da Amazônia brasileira. O evento conta com interprete  de Libras, tem entrada gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes do início, sendo no máximo um par de ingressos por pessoa, com lugares limitados. O bate-papo terá transmissão ao vivo pelo Youtube do Foto em Pauta.

Valdir Cruz tem 12 livros publicados e seu trabalho está presente nas coleções permanentes do Museu de Arte de São Paulo (Masp), Museum of Modern Art (MoMA), de Nova York, Museum of Fine Arts, de Houston, entre outros.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita.

 

Valdir Cruz nasceu em Guarapuava, no sul do Paraná, em 1954. Embora esteja vivendo nos Estados Unidos desde 1978, o foco de seu trabalho em fotografia é o povo, a arquitetura e a paisagem do Brasil. De 1995 a 2000, concentrou-se em Faces da floresta, projeto que documentou a vida de comunidades indígenas do norte da Amazônia brasileira e que lhe valeu, em 1996, uma bolsa da Fundação Guggenheim.

O “Foto em Pauta”, criado em 2004, tem como objetivo trazer a Belo Horizonte as figuras mais relevantes da produção fotográfica brasileira e transformar o estado de Minas Gerais em um pólo de discussão da fotografia contemporânea. Por meio de palestras e apresentações, o público tem a chance não só de conhecer o trabalho de grandes fotógrafos, mas também de estabelecer um diálogo presencial com eles. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos uma hora antes do evento, sendo no máximo um par de ingressos por pessoa, com lugares limitados.

Este projeto é realizado em parceria com o Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Conta com patrocínio da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços.

 

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi

Funcionamento – Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h.

Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h.

Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.

Entrada Gratuita

 

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.