Médio Piracicaba

Guarda Civil de São Gonçalo do Rio Abaixo é aprovada e vai para sanção

 

Os vereadores de São Gonçalo do Rio Abaixo aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 01/2022, que cria a Guarda Civil Municipal. De autoria da Prefeitura, a proposta foi votada pelo plenário da Casa, na reunião ordinária realizada nessa quinta-feira (01.12), e recebeu voto favorável dos nove legisladores.

Essa foi a segunda discussão da proposta, que tem aval da Casa, e deve garantir mais segurança para a cidade. “A Guarda é uma experiência consolidada em todos os Estados e será um instrumento para uma vida mais tranquila e segura para os são-gonçalenses. A cidade merece esse cuidado e essa política de segurança”, reforçou o Presidente da Câmara, Diego Ribeiro.

A Guarda Municipal funcionará como parte integrante do sistema de segurança pública, dando suporte à Polícia Militar e Civil. Ela não atua como força policial, mas como guarda e proteção dos bens, serviços e instalações do município.

Sobre a Guarda Civil de São Gonçalo

O PLC prevê que a Guarda seja formada, à princípio, por 30 agentes com contratação por meio de concurso público. A proposta segue para sanção do Prefeito e a lei entra em vigor 30 dias após sua assinatura.

Segundo o Estatuto das Guardas Municipais (Lei Federal 13.022 /2014), é uma instituição de proteção ao patrimônio público municipal e aos moradores e pode também atuar como auxiliar na segurança pública, utilizando-se do poder de polícia delegado aos municípios.


Assessoria de Comunicação 

Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo

Rua Henriqueta Rubim, nº 280, Bairro Niterói

São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)

CEP: 35935-000

(31) 3833-5202 / 5149 / 5224