Política

BOZONARO DISSE QUE NÃO IRIA PARA OS EUA MÁS JA PARTIU; COMO CANTA ROBERTA MIRANDA “VA COM DEUS”

O avião presidencial da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou na tarde desta sexta-feira (30/12) com o presidente Jair Bolsonaro (PL) com destino aos Estados Unidos. A imagem da aeronave deixando a Base Aérea de Brasília foi flagrada por veículos de comunicação.

O presidente tem como destino a cidade de Orlando, na Flórida, para onde uma equipe preparatória embarcou na madrugada da última quarta-feira (28) para preparar sua chegada. À CNN Brasil, o presidente confirmou, por meio de mensagem que estava em um vôo e que voltaria “em breve”.

O governo federal publicou, na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU), uma autorização para quatro servidores viajaram para Orlando ainda hoje. Todos eles fazem parte da lista de assessores que Bolsonaro nomeou para integrar sua equipe como ex-presidente. Dentre eles está o subtenente da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Max Guilherme Machado de Moura. Sérgio Cordeiro, Osmar Crivelatti e Ricardo Dias também integram a lista.

Plataforma de monitoramento de voos mostra trajeto da aeronave de Bolsonaro rumo aos Estados Unidos

“Resolve autorizar o afastamento do país dos servidores nomeados para compor o apoio a ex-presidentes da República da Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Especial de Administração da Secretaria-Geral da Presidência da República, para realizar o assessoramento, a segurança e o apoio pessoal do futuro ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro, em agenda internacional a realizar-se em Miami/Estados Unidos da América, no período de 1º a 30 de janeiro de 2023”, diz o texto do despacho.

Uma equipe também ligada à Presidência da República já havia embarcado rumo a Orlando na madrugada da última quarta-feira (28). Esta equipe chamada de “precursora” é a responsável por preparar a chegada do presidente sempre em que há uma viagem oficial.

Presidente em exercício, Mourão fará pronunciamento amanhã

O presidente em exercício e senador eleito, Hamilton Mourão, anunciou que fará um pronunciamento de fim de ano neste sábado (31), no lugar do presidente Jair Bolsonaro (PL), que viajou para os Estados Unidos.

O comunicado terá sete minutos e irá ao ar às 20h em cadeia nacional de rádio e televisão. Nas palavras do militar, trata-se de uma “mensagem institucional” direcionada aos brasileiros.

Tradicionalmente, as felicitações são realizadas pelo presidente; no entanto, Bolsonaro embarcou com destino a Orlando (EUA) em um Airbus A319 da Força Aérea Brasileira (FAB) nesta sexta (30). O chefe do Executivo passará um período sabático e prometeu “voltar em breve”.

Antes de viajar, ele transmitiu uma live nas redes sociais fazendo um balanço de seu governo. Nela, Bolsonaro destacou ter feito o possível pela reeleição, criticou os nomes indicados para o ministério de Lula e afirmou ter sido alvo de perseguição da imprensa e do Judiciário ao longo de seus quatro anos de mandato.

Na ausência de Bolsonaro, quem assume a Presidência é o vice, Mourão, mas o general segue reafirmando que não cumprirá a função de passar a faixa presidencial para Lula na posse do próximo domingo (1°).

– Essa questão da faixa é um gesto simbólico do Presidente da República que sai para o que entra. Não sou o presidente eleito. Se o Bolsonaro tivesse renunciado, aí sim seria minha responsabilidade – disse, em entrevista ao portal UOL.