Geral

1º Memory Day – Confira o vídeo com os melhores momentos do pedal que homenageou as vítimas de Brumadinho

 

Clique aqui para assistir o vídeo 1º Pedal Memory Day
O passeio ciclístico em Brumadinho, realizado no último dia 22 de janeiro, já deixa saudades nos participantes. Foram 300 ciclistas que atenderam ao convite de participar do 1º Memory Day, um pedal em homenagem às vítimas da pior tragédia trabalhista do país – o rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, da Vale, que matou 272 pessoas.

“Esse momento junta emoção, junta toda a luta, todo respeito pelas mortes tão precoces, mas junta também a força da vida aqui reunida para pedalar. Porque ciclista é força e união, e eu tenho certeza que as 272 joias serão honradas aqui”, disse Andréia Custódio, madrinha do pedal e assessora jurídica do Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais.

Cada ciclista recebeu, para fixar na sua bike, uma placa com o nome de uma Joia, como é carinhosamente chamada cada uma das 272 vidas perdidas na tragédia, que completou 4 anos no último dia 25 de janeiro. Representando assim todas as 272 vítimas, o grupo realizou um passeio ciclístico pelas ruas do Centro de Brumadinho, passando pela região do Inhotim, Ponte dos Caminhoneiros, até o retorno à entrada da cidade.

“Essa ação linda e maravilhosa que nós estamos fazendo é para reafirmar o nosso compromisso com a memória viva de cada uma das 272 vítimas desta tragédia-crime sem precedentes que aconteceu na barragem da Vale”, afirmou Andresa Rocha Rodrigues, vice-presidente da AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão), que organizou o Memory Day em parceria com o grupo Pedalantes de Mário e o Projeto Legado de Brumadinho*.

 

*Projeto realizado com recursos destinados pelo Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo pago a título de indenização social pelo rompimento da Barragem em Brumadinho em 25/01/2019, que ceifou 272 vidas.

Saiba mais sobre o projeto
Site
Youtube
Facebook