Moradores da região do Loanda contribuem com a revisão do Plano Diretor
Na última quinta-feira (23), moradores dos bairros Metalúrgico, Loanda, Laranjeiras, José de Alencar, Mirante dos Cristais, Vera Cruz, Palmares, Ernestina Graciana, Promorar, Cândido Dias, Bambuí e Agenor Gomes Lima compareceram na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), para tirar dúvidas e dar sugestões para revisão do Plano Diretor. Além dos moradores, participaram do encontro o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), o vereador Bruno Cabeção (Avante), a assessora de Comunicação e Relações Públicas, Elisângela Bicalho, os secretários municipais de Obras, Eduardo Bastos, e de Meio Ambiente, Samuel Domingos.
O vice-prefeito lembrou que o Plano Diretor é uma exigência legal, por isso a importância do envolvimento de vários setores do governo em acompanhar as reuniões. “Estamos aqui com secretários e assessores para poder ouvir e planejar o futuro da nossa cidade. Somos um governo que quer estar ao lado do povo, escutando as críticas e sugestões para que João Monlevade possa melhorar cada vez mais”, frisou.
O secretário de Obras, Eduardo Bastos, endossou as palavras de Fabrício e lembrou que o Plano Diretor pede uma revisão a cada dez anos e a última foi feita em 2015. “Tanto quanto a lei orgânica, o plano diretor é também umas das principais ferramentas que temos no município. É uma grande oportunidade para um diagnóstico da situação que a cidade se encontra”.
Durante a reunião, os pontos mais reivindicados foram o abastecimento de água, o transporte público e escolar, recolhimento de lixo, segurança e iluminação pública. Moradores aproveitaram a oportunidade para elogiar a atual administração pelo trabalho desenvolvido na cidade. O comerciante Valmir Ferreira, que mora há 47 anos no bairro Loanda, citou os parquinhos que estão sendo instalados na cidade como um grande diferencial para as crianças.
Próxima reunião
A próxima reunião do Plano Diretor será no prédio da Congregação Mariana, dia 30 de março, as 19h, na rua Tapajós, nº 635, Centro Industrial. Serão ouvidos os moradores dos bairros Baú, Vila Tanque, Areia Preta, Santa Cruz, Amazonas, Pedreira, Centro Industrial, Beira Rio, Jacuí, Serra do Egito e Tieté.
Fotos: Ernane Motta ACOM-PMJM