Polícia

Delegacia da mulher 24h agora é lei. Conheça iniciativas de estabelecimentos para auxiliar mulheres em situação de risco

 

Como já deve saber, o presidente Lula sancionou nesta semana a lei que determina que as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) devem funcionar 24 horas por dia a partir desta terça-feira (4). O texto, publicado no Diário Oficial da União (DOU), esclarece também que o atendimento nas delegacias deve permanecer em feriados e finais de semana. O que acha, então, de falar sobre as iniciativas que alguns estabelecimentos estão adotando para amparar as mulheres em caso de necessidade?

Associação Pizzarias Unidas do Brasil – Apubra lançou recentemente a cartilha ‘Como identificar e combater o assédio sexual e a cultura do estupro praticados contra as mulheres’. O intuito é conscientizar as pizzarias associadas, além de  disponibilizar o conteúdo no site da Apubra para que outras redes também tenham acesso ao conteúdo. Vale destacar que é uma iniciativa de apoio ao movimento, o que não inviabiliza a capacitação exigida pela Lei nº 17.635.

Já o Folks Pub, maior rede de pub sertanejo do país, oferece um drink fake que funciona como um código. A mulher, ao fazer o pedido, sinaliza ao garçom que está sendo incomodada com qualquer tipo de assédio ou outras situações de perigo. O nome, revelado apenas no banheiro feminino, faz com que o funcionário do pub acione a equipe de segurança, que vai entender o ocorrido e tomar as atitudes necessárias como, por exemplo, convidar o indivíduo a se retirar do local e bloquear o acesso do mesmo à unidade por tempo indeterminado.