SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO: POLÍCIA MILITAR EMITE NOTA SOBRE O OCORRIDO NA COMUNIDADE DE VARGEM DA LUA
No dia 11 de setembro de 2023, em São Gonçalo do Rio Abaixo, a Polícia Militar de Minas Gerais foi acionada para garantir o cumprimento de uma decisão judicial expedida pelo Meritíssimo Juiz de Direito da Comarca de Barão de Cocais, o qual autorizou a manutenção da adutora para captação e booster do Rio Santa Barbara, considerando que havia três válvulas necessitando de reparo. A ordem judicial outorgava uso da força policial caso fosse necessário.
Em razão de haver litígio em andamento entre a empresa e a comunidade local conhecida como Vargem da Lua, a PMMG compareceu ao local onde os manifestantes se recusaram a obedecer a ordem judicial. Neste interim de fez necessário o uso moderado e proporcional da força, que foi desde a negociação até a utilização de instrumentos de menor potencial ofensivo, para dispersar os manifestantes e garantir o cumprimento do mandato judicial, com o mínimo de danos possíveis para a comunidade.
No lugar onde se deram os fatos, frísa-se, os diálogos com os representantes da comunidade, em torno de 30 ou 40 moradores, duraram cerca de 1h e 30 minutos, em uma tentativa de comprimento da determinação sem a utilização da força.
Registra-se ainda que na mesma data, houve uma reunião do Magistrado com a defesa de ambas as partes, oportunidade em que se tentou mediar um acordo, contudo sem sucesso.
Ao final houve a condução de um manifestante preso por desobediência, e outras duas pessoas foram encaminhadas para o hospital.
Agência Local de Comunicação Organizacional do 26° BPM Itabira MG.