O mercado promissor de emagrecimento e estética corporal


Há quase 40 anos no mercado, CEO da rede de franquias Emagrecentro dá dica para quem quer investir no segmento de saúde, beleza e bem-estar que faturou R$ 47 bi no franchising
O aumento da prevalência de obesidade e sobrepeso é um dos principais fatores que impulsionam o crescimento do mercado de emagrecimento e estética corporal. No Brasil, segundo dados da PNS (Pesquisa Nacional em Saúde) de 2020, 60% dos adultos brasileiros vivem com sobrepeso; já a obesidade atinge 26% dessa população. E quase metade (48%) está tentando perder peso, conforme estudo da YouGov, multinacional especializada em pesquisa de mercado on-line. Nesse sentido, a indústria do emagrecimento se tornou um setor promissor e em franco crescimento.
Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o segmento de saúde, beleza e bem-estar, onde se enquadra o mercado do emagrecimento e estética corporal, expandiu em 21,5% em 2022, somando mais de R$47 bilhões em faturamento. Só no primeiro semestre deste ano, o avanço foi de 21% em relação a igual período de 2022, comprovando que o segmento é um dos mais atrativos e seguros para se investir.
A exemplo de êxito, o Dr. Edson Ramuth, fundador e CEO do Emagrecentro, rede de clínicas de emagrecimento e estética referência na área, dá dicas para quem quer ter sucesso no franchising. Sua marca está no mercado há quase 40 anos e, hoje, possui mais de 350 unidades espalhadas pelo Brasil e exterior.
1.Se adapte ao mercado
O segmento de saúde, beleza e bem-estar está sempre se renovando. É importante estar atento às tendências para oferecer serviços e produtos de qualidade. O segredo de manter um negócio saudável é se adaptar às mudanças do mercado e dos seus consumidores.
“Isso quer dizer que é fundamental a empresa ter uma cultura de inovação e melhoria contínua, para assim sempre estar em constante evolução. É necessário estar atento a novas regulamentações e às tendências do setor, incluindo produtos inovadores, adotando novos serviços, avaliando a expansão para novos horizontes e procurando pela melhoria contínua de qualidade”, comenta o médico e empresário.
2. Aprenda com os erros
O fundador do Emagrecentro também destaca que, para ter um negócio maduro, demorou cerca de oito anos desenhando um modelo que tivesse uma estratégia clara e eficiente para o tornar escalável. “Aprendi com meus erros e melhorei meus acertos antes de tornar o Emagrecentro uma franqueadora”, conta o empreendedor que já conquistou 11 vezes o selo de excelência da ABF.
Para conquistar o sucesso no setor, o CEO destaca que é muito importante ser apaixonado pelo que faz e buscar ter experiências ou qualificações para não cair nos mesmos erros.
3. Estabeleça um padrão de qualidade
O Dr. Ramuth alerta que, para garantir que o negócio seja bem-sucedido, é fundamental transpassar o know-how por meio de treinamento e suporte adequados, estabelecendo padrões de qualidade e desempenho, além de manter uma comunicação eficiente e transparente, garantindo a proteção da marca e da propriedade intelectual.
4.Estude e pesquise o mercado
Para escolher uma franquia de sucesso, é importante fazer uma pesquisa de mercado, conhecer a rede franqueadora, investir no treinamento, ter um bom planejamento e estar preparado para o trabalho duro. Verifique qual o suporte oferecido, é imprescindível ter um plano de negócios, de marketing e financeiro bem estruturado.
O CEO, que também é especialista em franchising e dá cursos sobre como franquear uma empresa, diz que “o mercado de emagrecimento é promissor, mas é importante escolher um negócio que seja adequado para o seu perfil e que tenha um plano bem estruturado”, finaliza o Dr. Edson Ramuth.
Sobre o Emagrecentro
Referência nas áreas de emagrecimento e estética corporal, o Emagrecentro foi fundado em 1986 e entrou para o franchising em 1994. A rede é a única franquia de emagrecimento no mundo com metodologia aprovada por trabalho científico e que oferece o método patenteado e certificado, desenvolvido pelo Dr. Edson Ramuth, denominado Método 4 fases. Atualmente, conta com 350 operações, sendo três nos Estados Unidos e uma na Espanha com a bandeira de Best Shape. Para este ano a marca projeta aumentar em 40% o seu faturamento, abrindo mais 70 unidades até o fim do ano. Mais informações:Emagrecentro