Camerata Acordes de João Monlevade se apresenta no Festival 35 Anos Fundação ArcelorMittal, em Belo Horizonte
Formado por alunos da rede pública de ensino da cidade, o Camerata foi uma das atrações do festival, que teve participação de artistas e bandas musicais
|
No último dia 8 de dezembro, 19 alunos da rede pública de ensino de João Monlevade apresentaram suas habilidades musicais em um evento especial: a festa dos 35 anos da Fundação ArcelorMittal, realizada na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. Eles fazem parte da Camerata Acordes e apresentaram um repertório de clássicos da música caipira e da cultura popular, como Luar do Sertão, Tristeza do Jeca, Asa Branca, Rancho Fundo, Cuitelinho, Menino da Porteira e outras obras, arranjadas especialmente para o grupo, composto por violinos, flautas doces e violoncelos. O concerto Acordes do Sertão contou com a participação dos músicos Dan Nunes (viola caipira e voz) e Carlinhos Ferreira (percussão).
A apresentação na Serraria Souza Pinto foi a primeira realizada pela Camerata Acordes em Belo Horizonte após o período de pandemia, sendo uma das muitas atrações do evento, que começou às 8h e que, durante todo o dia, teve atividades como palestras do ator, diretor e dramaturgo Miguel Falabella, do escritor e ativista Daniel Munduruku, além de um show da banda Melim.
Foi um momento especial para os jovens músicos da cidade: Adriel da Silva Santos, Alexia Mariany Barbosa Pereira de Souza, Cassia Estevam Mateus Saturnino, Dafiny Gabriela Reis Santos, Dagliane Satyro da Silva, Erick Ezequiel de Souza Lino, Ester Emiliana Souza, Janayra Castro de Oliveira, Jhon Matheus dos Santos Silva, Letícia Bianca Rosa Silva, Maria Clara Gomes Oliveira, Mirelly Suzane Cruz, Pedro Lucas de Souza, Quezia Estevam Mateus Saturnino, Thayra da Silva Martins, Vítor Emanuel da Cruz, Yasmin lsabella Silva, Yolanda Gomes Oliveira e Yudson Ferreira das Dores.
O projeto Acordes e a Camerata
Realizado desde 2010 pela Fundação ArcelorMittal Brasil em conjunto com a Lira Cultura, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto Acordes vem transformando a vida de jovens e crianças por meio do ensino da música. O projeto acontece em João Monlevade na Escola Municipal Israel Pinheiro, em parceria com prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação. A Camerata Acordes é formada pelos alunos em etapa mais avançada do aprendizado musical, sob a coordenação das professoras do projeto. A cada ano, a Camerata desenvolve um concerto temático.
O Acordes promove o desenvolvimento dos alunos pela inclusão, a sensibilização, o despertar para a arte e a profissionalização, através do ensino de instrumentos musicais e percepção musical, além de atividades de apreciação e reflexão. Em João Monlevade, o projeto tem produção executiva de Marcela Bertelli (Lira Cultura) e coordenação geral de Letícia Bertelli. A coordenação pedagógica e produção local ficam a cargo de Ludmila Helena, que também é professora de violino. Cecília Batista e Lorena Pádua são outras duas professoras do projeto em João Monlevade.
Fundação ArcelorMittal: educação, cultura e esportes
Núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal no Brasil, e com atuação em projetos nas áreas da educação, cultura e esportes, a instituição já alcançou mais de 11 milhões de pessoas em todo o país com suas iniciativas desde a sua criação em 1988.
Para contribuir para a democratização do acesso à cultura, por exemplo, a Fundação ArcelorMittal investe em projetos como o “Diversão em Cena”, o maior programa de formação de público para teatro infantil realizado em diversas cidades de todas as regiões do país. A Fundação ArcelorMittal é a maior incentivadora do esporte em Minas Gerais e está entre as cinco maiores do Brasil, atuando por meio das Leis de Incentivo.
Na educação, a Fundação ArcelorMittal promove a maior iniciativa de difusão da abordagem STEAM do país, que desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.
SERVIÇO
Camerata Acordes de João Monlevade se apresenta no Festival 35 Anos Fundação ArcelorMittal, em Belo Horizonte