O Colosso de Rodes
O Colosso de Rodes foi uma estátua do deus grego Titan Hélios, de 33 metros de altura, erguida em frente à ilha grega de Rodes, por Carés de Lindos entre 292 e 280 a.C.
Era uma das sete maravilhas do mundo antigo e fazia guarda na entrada do porto da cidade, com um pé de cada lado dos navios que passavam.
Mas permaneceu de pé apenas 54 anos, até ser destruída por um terremoto em 226 a.C.
Sua posição entre as sete maravilhas do mundo tornou-se quase mitológica. Planos estão sendo feitos para construir uma nova estátua muito maior; com 122 metros, será quase quatro vezes maior. O projeto foi projetado por um pequeno grupo de arquitetos, engenheiros e agentes turísticos.
Coroado por um farol de navegação e um miradouro, o novo Colosso propõe abrigar uma biblioteca, um museu, um centro cultural e um espaço de exposição. Com um custo estimado em 250 milhões de dólares.
Esta versão, embora muito maior, seria capaz de combater os efeitos dos terremotos. Será dourado, embora reflector e será formado por painéis solares para gerar energia. Ainda não foi marcada uma data de construção.
Fonte: Bruna Maria