DIA 21/11 NATH RODRIGUES FAZ SHOW INÉDITO NO MEMORIAL VALE
Apresentação virtual terá participação do músico André Oliveira e integra o mês da Consciência Negra
e os 10 anos do Memorial Vale
A multi-instrumentista Nath Rodrigues convida André Oliveira para show inédito neste neste domingo, 21 de novembro, às 11h, dentro do projeto Memorial Instrumental, que celebra, nesta edição, o mês da Consciência Negra e os 10 anos do Memorial Vale. A apresentação será exibida online, no YouTube do Memorial. No (re)encontro, os dois artistas trazem à superfície um repertório que fez e faz parte da formação musical de ambos. Amigos e parceiros musicais desde os tempos da graduação na Escola de Música da UEMG, Nath e André reúnem o choro e a MPB no entorno da pesquisa sobre sonoridades, timbres e camadas diversas utilizando como base instrumentos de cordas.
Nath Rodrigues dedica o seu trabalho à música brasileira instrumental, à canção e à pesquisa dos efeitos da música sobre corpo-mente-espírito. É multi-instrumentista, cantora, compositora e investigadora das artes. A artista é integrante do “Lugar de Mulher”, coletivo que promove trabalhos musicais que têm mulheres na cadeia produtiva e criativa. Nath lançou em julho de 2019 seu primeiro disco solo: Fractal. O álbum é composto por 11 músicas inéditas que percorrem parte da trajetória musical da artista e sintetizam um pouco de suas influências até aqui. Fractal conta com participações de Chico César (PB), Sérgio Pererê (MG), Maíra Baldaia (MG) e outros. A artista está se preparando seu segundo álbum, Fio, com produção, acompanhamento e belos timbres de Pedro Cambraia, o Cido.
Iniciada em março de 2020, a série Memorial Instrumental tem curadoria de Juliana Nogueira. A abertura aconteceu com show em trio em homenagem às mulheres, formado pelos músicos Christiano Caldas (piano), Lincoln Cheib (bateria) e Stephan Kurmann (contrabaixo acústico). Logo após o primeiro show houve uma pausa em função da pandemia. E depois de alguns meses, veio a retomada de forma on-line. No período de junho a dezembro foram realizados, mensalmente, shows com nomes da música instrumental de Belo Horizonte levando até ao público as possibilidades sonoras de instrumentos variados, tocados por músicos de diversas gerações. Em 2021, a série está sendo dedicada às mulheres.
Memorial Híbrido
O Memorial Vale está aberto para visitação das salas que abrigam o acervo permanente e muito interativo com o público, inspiradas na ideia do museu de experiência. Cada ambiente conta um pouco da história e da cultura de Minas Gerais. A programação cultural (shows, exposições, performances, teatro, dança, circo, saraus) continua quase que diariamente, só que de modo online, seguindo o planejamento do #MemorialValeEmCasa, no Youtube, nas redes sociais do espaço (facebook e instagram) e no site. As transmissões feitas pelo Youtube ficam disponíveis no canal do Memorial.
Memorial Minas Gerais Vale – 10 anos com você
O Memorial Minas Gerais Vale está completando 10 anos com muitas histórias para contar. O museu já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI.
Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.
Circuito Liberdade
O Memorial Minas Gerais Vale é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.