Mosaike assume a assessoria de imprensa da ONG Humus
Mosaike assume a assessoria de imprensa da ONG Humus
ONG tem a missão de reduzir os impactos relacionados a eventos naturais extremos
Organização de ajuda humanitária HUMUS atua no resgate de vítimas de desastres
A HUMUS é uma organização pioneira de ajuda humanitária sem fins lucrativos, independente e brasileira, que se destaca pela atuação especializada com foco em desastres em áreas de risco iminente ou afetadas por um evento natural extremo. Com a missão de salvar vidas, a HUMUS busca pelo bem-estar e a estruturação de comunidades sustentáveis mais resilientes, ampliando a conscientização e a capacidade humana e institucional de se adaptar às mudanças do clima, por meio de iniciativas educativas, preventivas e de atuação especializada em situações de emergência.
Fundada em 2021 por Léo Farah, especialista em resgate e gestão de desastres, e Fernando Queiroz, especialista em comunicação e logística humanitária, a HUMUS atua com equipes multidisciplinares e voluntários capacitados, coordenando ações nas etapas de prevenção, mitigação, resposta e recuperação em locais afetados por desastres.
A HUMUS traz uma visão transformadora e urgente para o setor humanitário no Brasil. Léo Farah, capitão da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, possui vasta experiência em missões, incluindo o comando das operações de resgate de Mariana e Brumadinho, e destaca: “Nosso principal objetivo é mostrar que todo mundo pode ajudar a salvar uma vida”, reforçando ainda que a agilidade nos resgates é fundamental. “O tempo é o nosso inimigo. Em um desastre precisamos chegar rápido para salvar rápido”. Fernando Queiroz, que possui trinta anos de experiência em comunicação e responsabilidade social, ressalta: “O impacto é coletivo, mas a dor é individual”, destacando a importância de “entender em campo as necessidades de cada desastre e de cada pessoa impactada para implementar ações coordenadas entre agentes locais, imprensa, doadores e outros envolvidos”.
A HUMUS já atuou em missões importantes no Brasil e no exterior, incluindo o Haiti, em 2021, e a Turquia, onde foi a primeira equipe de resgate brasileira a chegar após o terremoto em 2023, e recentemente, e recentemente no Rio Grande do Sul, realizando buscas, resgates e apoiando as vítimas do desastre em 2024.
Resiliência e prevenção: programas de conscientização
Com programas educativos, como o “Agente Capaz” e o “Heróis do Futuro”, a HUMUS capacita a população em área de risco para a prevenção de desastres, promovendo a resiliência comunitária para enfrentar emergências. Além disso, está iniciando um projeto de apoio para Defesas Civis em municípios impactados no Rio Grande do Sul, com o objetivo de preparar ainda mais as comunidades para enfrentar situações adversas de forma eficaz. Para Léo Farah, as ações preventivas: desde conscientizar todas as pessoas sobre desastres até preparar planos de emergência, são essenciais em um país onde muitos vivem em áreas de risco.
A HUMUS acredita que “desastre é uma causa social e a prevenção uma necessidade urgente para reduzir os impactos na economia, infraestrutura, educação, meio ambiente e, principalmente, na vida de milhares de indivíduos”. “No Brasil, a maioria das pessoas vive em áreas de risco sem ter plena consciência e, pior, sem estarem minimamente preparadas para isso”, afirma Léo. “Pequenas ações, como manter documentos em local estratégico: saber qual caminho seguir para o local seguro mais próximo de sua residência e até mesmo conhecer um vizinho que pode precisar de ajuda para se locomover quando o risco aumentar, podem salvar vida”.
Imagens relacionadas
![]() baixar em alta resolução |