Geral

Comunicação direta e proximidade popular marcam legado disruptivo do Papa Francisco

Comunicação direta e proximidade popular marcam legado disruptivo do Papa Francisco

Especialista em oratória comenta que liderar uma instituição religiosa no século XXI requer escuta ativa, linguagem acessível e disposição para dialogar com os desafios do presente

Desde que assumiu o comando do Vaticano, em 2013, o Papa Francisco adotou uma forma de comunicação diferenciada dos demais pontífices. Com falas simples, diretas e gestos simbólicos, ele construiu verdadeiras pontes com o povo, fiéis ou não, especialmente com os que vivem à margem da sociedade. Ao contrário dos seus antecessores, que seguiam uma linguagem mais institucional e distante, Francisco preferiu expressões do cotidiano, retirou as formalidades e passou a utilizar os canais digitais para alcançar milhões de pessoas.

Para o advogado e professor de comunicação Giovanni Begossi, essa estratégia transformou a maneira como o Vaticano se posicionou diante do mundo. “Francisco compreendeu a importância de não se comunicar apenas com os católicos praticantes. Ele sempre se dirigiu a um público mais amplo, que incluía pessoas afastadas da Igreja, não religiosas e até críticas. E fez isso de maneira humana, sem rodeios e com muito simbolismo”, afirma.

O Papa usava as redes sociais para se aproximar de diferentes públicos, realizava entrevistas espontâneas e falava com frequência sobre temas sensíveis e populares, mas que ganhavam repercussão global pela interpretação como mensagens de solidariedade e inclusão. Para Giovanni Begossi, “Além do estilo direto, o conteúdo de suas falas sempre se conectava com questões sociais relevantes e, assim, pedindo atenção às causas mais urgentes, o Papa conseguiu ampliar o papel da Igreja no debate público e na atuação como conciliadora”.

A comunicação de Francisco não era apenas verbal. Era também corporal, visual e emocional. Naturalmente carismático, ele entendia o valor de um gesto e o impacto de uma imagem na sociedade contemporânea. “O Papa devolveu à Igreja a função de escuta, acolhimento e presença. E isso passa necessariamente por uma boa comunicação. Não adianta ter uma mensagem forte se ela não é entendida pelas atuais gerações ou se não provoca empatia. Tem tudo a ver com a citação de Nelson Mandela que diz assim: ‘Se você se comunica com uma linguagem que a pessoa entende, essa mensagem entra na cabeça, mas se você se comunica com a sua própria linguagem, essa mensagem entra no coração’”, comenta Begossi, que tem 2M de seguidores no maior Instagram dedicado à comunicação da América Latina.

A postura de Francisco também causava reflexos internamente. Ele evitava o uso de tronos e vestimentas suntuosas, vivia em uma residência simples e preferia carros modestos para transitar. Todos esses sinais comunicam e indicam uma mudança de mentalidade, que busca renovar o vínculo com o povo. “A Igreja precisa se comunicar com autenticidade, especialmente em um mundo cada vez mais veloz. Francisco acertou muito ao unir palavra e ação”, conclui o especialista.

 

Sobre o especialista: Giovanni Begossi, mais conhecido como El Professor da Oratória, possui 15 anos de estudos dedicados à comunicação, é advogado e bicampeão brasileiro de oratória. Palestrante e professor de argumentação internacional, foi por meio da comunicação que deixou de ser um “nerd anti social” e ganhou mais de 20 prêmios de debate e oratória em três idiomas diferentes: inglês, espanhol e português. Referência no ramo, hoje dá palestras e consultorias para diversas empresas como Johnson & Johnson, Falconi, Suno, Vivo, WEG e até o GATE, Grupo de Ações Táticas Especiais da PM de SP, além de empresários multimilionários, políticos, celebridades, atletas e personalidades. Possui o maior perfil de comunicação e oratória da América Latina com 2 milhões de seguidores no Instagram. @elprofessordaoratoria

 

Imagens relacionadas

Papa Francisco
Papa Francisco
Reprodução Instagram
baixar em alta resolução
Papa Francisco
Papa Francisco
Reprodução Instagram
baixar em alta resolução
Giovanni Begossi
Giovanni Begossi
Divulgação
baixar em alta resolução

 

 

Deixe um comentário