Ação na Cidade de Deus com 3 mortos, 19 presos e 7 fuzis apreendidos mirava base do tráfico em guerra na Zona Oeste
RIO DE JANEIRO
TV Globo apurou que a favela vinha sendo usada como base do Comando Vermelho para a guerra que assola várias comunidades da Zona Oeste.
Uma grande operação da Polícia Militar na Cidade de Deus, desde a madrugada desta quarta-feira (15), terminou com 3 mortos, 19 presos, 7 fuzis, 9 pistolas e mais de 100 quilos de drogas apreendidos.
A TV Globo apurou que a favela vinha sendo usada como base do Comando Vermelho para a guerra que assola várias comunidades da Zona Oeste, em disputa de facções criminosas, incluindo milícias.
Há meses, moradores da região têm sofrido com os efeitos de disputa de bandidos. Mortes em tiroteios, seja entre as facções ou em operações policiais, são frequentes.
“Fizemos uma ação bem ampla na Cidade Deus, que hoje é o coração dos problemas que acontecem em Jacarepaguá”, disse o coronel Marco Andrade, porta-voz da PM.
A operação desta quarta se dá com base em informações da Inteligência de que a Cidade de Deus virou o “QG” do CV nesta guerra.
Um cerco foi montado ainda na madrugada, impedindo a fuga de bandidos, segundo policiais. Ao amanhecer, a polícia entrou na favela, com apoio de um helicóptero blindado do Grupamento Aeromovel (GAM), dos batalhões de Choque e de Ações com Cães, da Coordenadoria de Operações Especiais (COE) e do Núcleo de Apoio às Operações Especiais (NAOE).
Houve intensa troca de tiros, e um grupo de criminosos acabou cercado pelo helicóptero na região de mata, atrás do Centro de Treinamento do Vasco da Gama. Para que os bandidos saíssem de trás da mata fechada, policiais lançaram bombas de gás.
Fuzis e outras armas apreendidas na Grajaú-Jacarepaguá — Foto: Reprodução
Após tiroteio na área de mangue, equipes do Batalhão de Choque prenderam um criminoso com um fuzil AR-15 e uma mochila com droga.
Três suspeitos, segundo a PM, foram baleados e levados para o Hospital Municipal Lourenço Jorge. Segundo a unidade de saúde, eles já chegaram mortos.
Biel preso durante fuga de caminhão
Outros bandidos conseguiram sair da área pantanosa, mas não da favela. Segundo apurou a TV Globo, eles se aproveitaram de protestos feitos por moradores como distração para render um motorista de caminhão e o obrigar a tirar o grupo da Cidade de Deus.
Este caminhão, com 14 homens deitados na caçamba, atravessou a Freguesia e ia em direção a comunidades da Zona Norte dominadas pela facção, mas foi interceptado na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, após a PM receber informação da fuga. O motorista também foi levado para a delegacia.
Homens 3º BPM (Méier) e da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Complexo do Lins abordaram o veículo e chegaram a dar um tiro de advertência, na lateral. Os homens se renderam e foram presos.
Entre eles está o traficante Denys Gabriel Gonçalves Monteiro, conhecido como Biel, gerente do tráfico e sobrinho de Sam, um dos chefes do CV na Cidade de Deus.
Biel, um dos presos pela PM em fuga da Cidade de Deus — Foto: Reprodução
Com eles, foram apreendidos seis fuzis, noves pistolas, coletes balísticos e drogas.
Ainda na Cidade de Deus, equipes do Batalhão de Ação com Cães (BAC) apreendeu mais de 100 kg de drogas (entre maconha e cocaína), com auxílio do pastor belga Daro e dos labradores Fenix e Frozen.
Durante a operação, mais de 15 escolas ficaram fechadas, afetando 4.897 alunos, segundo a Secretaria Municipal de Educação.
Cachorro do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e a droga apreendida na Cidade de Deus — Foto: Reprodução
Protestos na Linha Amarela e na CDD
Vídeos enviados por moradores mostram muito sangue em alguns locais da Cidade de Deus.
No fim da tarde, um protesto foi realizado, e duas faixas da Linha Amarela, uma das principais vias expressas da cidade, foram fechadas na altura do Viaduto do Gabinal, sentido Fundão, provocando congestionamento.
Também houve manifestações, de manhã e de tarde, na Estrada Marechal Miguel Salazar, na altura da Antonieta Campos da Paz.
Á̷G̷U̷I̷A̷ ̷N̷E̷W̷S̷ ̷N̷O̷T̷Í̷C̷I̷A̷S̷ ̷