Geral

ACNUR amplia parcerias para acolhimento de famílias afegãs em São Paulo

ACNUR - Agência da ONU para Refugiados

 

 

Centro de Acolhida e Integração em Poá, na Grande São Paulo, foi adaptado e reabriu hoje para receber famílias provenientes do Afeganistão com amplo apoio de serviços e atendimentos específicos

São Paulo, 23 de setembro de 2022 – A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a organização parceira Aldeias Infantis SOS Brasil passam a acolher nesta sexta-feira (23) famílias afegãs recém-chegadas ao Brasil. O primeiro grupo acolhido é composto por seis famílias que totalizam 25 pessoas que chegaram ao Brasil com o visto humanitário. De acordo com dados compilados pelo ACNUR, já há mais de 2mil afegãos no Brasil com este visto.

Com capacidade para acolher até 40 pessoas e com perfil de acolhimento de famílias, o equipamento gerido pela organização parceira Aldeias Infantis SOS está localizado em Poá, na Grande São Paulo, contando com estrutura de moradia digna, alimentação e serviços complementares fundamentais ao processo de integração local, como aulas de português e cadastro de currículos.

Outro importante elemento que integra a prestação de serviços é a mediação cultural, propiciada por meio da contratação de um profissional afegão que também chegou recentemente ao Brasil, facilitando assim o trâmite das informações e o diálogo para a melhor acolhida.

A ação de acolhimento das famílias afegãs tem os mesmos moldes do trabalho desenvolvido pela parceria entre ACNUR e Aldeias Infantis SOS, referente ao programa Brasil Sem Fronteiras, que já acolheu mais de 4 mil pessoas venezuelanas que chegaram ao país nos últimos quatro anos e foram interiorizadas para diferentes cidades e estados brasileiros.

Especificamente no caso das pessoas afegãs, o processo de referência aos diferentes abrigos existentes condiz com o perfil da população recém-chegada e está alinhada com os serviços públicos facilitados pela prefeitura de Guarulhos – por meio do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), equipamento de referência localizado no aeroporto de Guarulhos, que também conta com a atuação de uma mediadora afegã e com o apoio do ACNUR.

“O ACNUR, nossas organizações parceiras – Aldeias Infantis SOS e Caritas São Paulo – e os poderes públicos municipais – Guarulhos e São Paulo – e estadual estão alinhados para propiciar acolhimento emergencial e meios de integração local para a população afegã que busca proteção internacional no país. Já realizamos o encaminhamento das famílias que estavam vivendo há dias no aeroporto, estamos prestando os devidos serviços de acompanhamento e seguiremos atuando de forma coordenada para melhor atender a quem foi forçado a deixar seu país”, afirma Oscar Pineiro, Representante Interino do ACNUR no Brasil.

A existência de três centro de acolhimento para a população afegã é reflexo da chegada destas pessoas que receberam o visto humanitário por parte do governo brasileiro. Em 3 de setembro, completou-se um ano da publicação da Portaria Interministerial n. 24/2021, que dispõe sobre o visto temporário e a autorização de residência por razões humanitárias para pessoas afetadas pela situação no Afeganistão.

Cerca de 6 mil vistos humanitários já foram concedidos pelos países vizinhos do Afeganistão e a tendência é de que haja mais chegada de famílias afegãs em busca de proteção e de oportunidades de recomeço de suas vidas.

Estes esforços do ACNUR contam com o apoio de vários doadores – incluindo governos, instituições e indivíduos – que permitem a implementação de toda a estrutura de atendimento digno às pessoas refugiadas. Para tanto, doações específicas para a resposta humanitária às pessoas refugiadas do Afeganistão podem ser feitas pelos canais do ACNUR.

Sobre o ACNUR

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) é uma organização dedicada a salvar vidas, assegurar os direitos e garantir um futuro digno a pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e comunidades devido a guerras, conflitos armados, perseguições ou graves violações dos direitos humanos. Presente em 135 países, o ACNUR atua em conjunto com autoridades nacionais e locais, organizações da sociedade civil e o setor privado para que todas as pessoas refugiadas, deslocadas internas e apátridas encontrem segurança e apoio para reconstruir suas vidas.

Sobre a Aldeias Infantis SOS

A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no cuidado e proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias. A organização lidera o maior movimento de cuidado infantil do mundo e atua junto a meninos e meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de dar resposta a situações de emergência. Fundada na Áustria, em 1949, está presente em 137 países. No Brasil, atua há 55 anos e mantém mais de 80 projetos, em 31 localidades. A Aldeias Infantis SOS luta para que nenhuma criança cresça sozinha.

 

Para acessar o texto completo, clique aqui.

Centro de Acolhida e Integração em Poá foi reaberto hoje para atender a famílias afegãs.
Visualizar todas as imagens em alta resolução