Amor, likes e mentiras: como cibercriminosos exploram nossas emoções para manipular vítimas
Brasil, São Paulo, 10 de fevereiro de 2026 – Um encontro com a inteligência artificial? Para muitos, essa já não é mais uma ideia distante. O mais recente relatório Norton Insights Report: Artificial Intimacy (NIR) revela que 63% dos usuários no Brasil que utilizam aplicativos de namoro conseguem imaginar um encontro com uma IA, e mais de quatro em cada dez (41%) acreditam, inclusive, que é possível desenvolver sentimentos românticos por uma inteligência artificial.
Quanto mais naturalmente nós, humanos, utilizamos a inteligência artificial no nosso dia a dia, mais relevante se torna a discussão sobre os relacionamentos emocionais que construímos com chatbots. Sistemas atentos, empáticos e sempre disponíveis criam proximidade — e podem formar vínculos. Na busca por afeto e segurança, a IA passa a ser um ponto de contato para muitas pessoas. No entanto, são justamente essas capacidades baseadas em IA que os cibercriminosos exploram, de formas que usuários de aplicativos de namoro muitas vezes não esperam. Ferramentas de IA estão tornando cada vez mais fácil para fraudadores criar perfis falsos convincentes, copiar identidades ou simular proximidade emocional. Golpes românticos, perfis falsos e love bombing são práticas amplamente disseminadas, como mostra o NIR:
- Seis em cada dez (60%) usuários brasileiros ativos de serviços de namoro online relatam encontrar perfis suspeitos semanalmente.
- Quase três em cada dez (27%) usuários ativos no Brasil já foram alvo de um golpe em aplicativos de namoro.
- Cerca de quatro em cada dez (36%) usuários brasileiros ativos já foram solicitados a enviar dinheiro para alguém ao menos uma vez.
O Dia da Internet Segura, celebrado em 10 de fevereiro de 2026, tem um foco ainda mais forte na tensão entre amor, likes e mentiras. O principal objetivo é fortalecer a segurança e a confiança na vida digital cotidiana, além de capacitar os consumidores a utilizarem o potencial do ambiente online de forma consciente e informada. Educação e letramento midiático são pré-requisitos para garantir que a proximidade, a troca e a inspiração continuem possíveis no ambiente digital — e que fraudes, manipulações emocionais ou golpes não transformem a euforia em frustração.
“Hoje, os golpistas não estão apenas em busca de senhas ou dados bancários — eles miram a confiança e as emoções”, afirma Leyla Bilge, Head Global de Pesquisa de Golpes na Gen. “Eles começam explorando nossa necessidade de segurança e proteção — justamente no momento em que estamos mais vulneráveis. Ao criar vínculos e refletir os sentimentos das pessoas, os golpistas conseguem exercer influência e controle. Reconhecer essas táticas é essencial para que a busca por amor não termine em prejuízos emocionais e financeiros.”
Dicas da Norton: romance digital sem arrependimentos
Essas dicas podem não deixar tudo perfeito de imediato, mas ajudam a evitar que golpes comecem a se formar desde o início:
Confiança é atraente — paixão cega não.
Se alguém cria muita intimidade muito rapidamente, vale ficar em alerta.
Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.
Elogios constantes, sempre as palavras certas, nenhum dia ruim? Pode ser charme — ou um sinal de alerta.
Informações privadas não são papo casual.
Endereços, local de trabalho ou dados financeiros não devem ser compartilhados em uma conversa.
Proximidade emocional não substitui segurança digital.
Relacionamentos online acontecem em ambientes digitais. Senhas fortes e soluções de proteção fazem parte do autocuidado moderno.
Conexões reais resistem a um “não”.
Pressão, pedidos de dinheiro ou sigilo excessivo são claros sinais de alerta.
A IA pode confortar — mas não proteger.
Companheiros digitais não substituem a consciência sobre segurança nem o bom senso.
Seja em encontros, conversas online ou no uso da IA no dia a dia, a intimidade digital pode enriquecer, inspirar e conectar pessoas — desde que seja construída de forma consciente e segura. Quem protege suas emoções, assim como seus dispositivos e dados, permanece aberto a conexões reais sem assumir riscos desnecessários. O Dia da Internet Segura nos lembra que educação, conscientização e autocuidado digital são as melhores formas de garantir que o amor, os likes e as novas tecnologias continuem sendo o que devem ser: uma experiência enriquecedora — e não um terreno fértil para golpistas.
Para dicas sobre como namorar com mais segurança no ambiente online e para ler o relatório completo (em inglês), visite: https://us.norton.com/blog/research/romance-scams-insights-report-2026
Sobre o Norton Cyber Safety Insights Report 2026: Online Dating
O estudo foi conduzido online no Brasil pela Dynata em nome da Gen, entre 31 de julho e 12 de agosto de 2025, com 1.000 adultos de 18 anos ou mais. Os dados são ponderados onde necessário por idade, gênero e região, para serem nacionalmente representativos.
Sobre a Norton
A Norton é líder em segurança cibernética e faz parte da Gen (NASDAQ: GEN), uma companhia global dedicada a impulsionar a Liberdade Digital com uma família de marcas confiáveis para consumidores. A Norton capacita milhões de indivíduos e famílias com proteção premiada para seus dispositivos, privacidade online e identidade. Os produtos e serviços da Norton são certificados por organizações de testes independentes, incluindo AV-TEST, AV-Comparatives e SE Labs. A Norton é membro fundador da Coalition Against Stalkerware. Saiba mais em https://br.norton.com.

