AngloGold Ashanti aloca recursos no Fundo de Habitação de Nova Lima
Viabilizada por nova lei do município, medida vai beneficiar iniciativas de moradia social
A AngloGold Ashanti é a maior investidora da nova lei municipal de Nova Lima que permite a destinação de recursos do IPTU para fundos sociais da cidade. Proposta pelo vereador Álvaro Azevedo e sancionada pelo prefeito João Marcelo Dieguez, a Lei 2864/21 autoriza empresas e pessoas físicas a direcionar 10% do seu imposto a um destes três fundos: Infância e Adolescência, Idoso ou Habitação.
Uma vez que já contribui com os fundos da Infância e Adolescência e do Idoso por meio de outros recursos, a produtora de ouro optou por destinar 100% do valor possível, cerca de R$400 mil, para o Fundo de Habitação, que prioriza a construção de moradias de interesse da população e reurbanização de áreas ocupadas irregularmente. “Nosso compromisso com o desenvolvimento social passa por entendermos a importância do trabalho em conjunto dos diferentes atores sociais, empresariais e poder público frente a desafios como a habitação”, ressalta Othon Maia, gerente sênior de Comunicação e Relações Institucionais da companhia.
Clique Para Download |
Da esq. para a dir.: Fernando Claudio, gerente de Desenvolvimento Social AngloGold; Lauro Amorim, vice-presidente de Sustentabilidade da AngloGold; João Marcelo Dieguez, prefeito de Nova Lima; o ex-vereador Álvaro Azevedo (atual Secretário de Desenvolvimento Social); Othon de Villefort Maia, gerente sênior de Comunicação e Relações Institucionais da AngloGold Ashanti. Foto: Caio Leme
|
A novidade vai proporcionar ainda mais transparência aos processos de investimentos sociais, uma vez que esses Fundos são geridos por Conselhos Municipais formados por representantes do poder público e da sociedade civil. Entre as atribuições dos grupos estão a gestão dos recursos, aprovação de projetos, acompanhamento das finanças e prestações de contas.
O prefeito João Marcelo Dieguez esclarece que a Lei 2864/21 não prevê contrapartidas e não se trata de dedução de imposto, uma vez que o valor pago continua o mesmo. O que se tornou possível foi escolher a destinação de parte do imposto devido. O valor alocado pela AngloGold Ashanti no Fundo de Habitação de Nova Limafoi efetivado no dia 22 de junho.
“A ação da AngloGold Ashanti é um importante exemplo a ser seguido. Esse valor será essencial para fortalecer nossos fundos, permitindo investimento estruturante em uma área tão importante para a população. Os aportes dão ainda mais transparência ao uso das verbas públicas e fortalecem os conselhos. É com a colaboração de contribuintes e empresas que investem em responsabilidade social que vamos ter fundos mais aptos a realizar ações para seus segmentos de atuação”, ressalta.
Para Álvaro Azevedo, vereador autor da Lei, a medida amplia a participação da sociedade civil nas ações efetivadas pelo poder público. “Esse trabalho em conjunto definirá a correta aplicação dos recursos, respeitando as diretrizes das políticas públicas. A ação, sem sombra de dúvidas, vai proporcionar qualidade de vida para quem mais precisa”, conclui Álvaro.