Geral

ArcelorMittal recebe Prêmio Eco com projeto inédito de mapeamento de bacias hidrográficas

ArcelorMittal recebe Prêmio Eco com projeto inédito de mapeamento de bacias hidrográficas

Premiação reconheceu projeto que utiliza inteligência artificial para levantar riscos, oportunidades e disponibilidade hídrica em áreas onde a empresa opera

O compromisso da ArcelorMittal com a gestão responsável da água foi reconhecido no Prêmio Eco, promovido pela Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio para o Brasil). A premiação na categoria Sustentabilidade em Processos destacou o Estudo de Previsibilidade de Bacias, projeto que alia ciência e tecnologia para mapear riscos e oportunidades relacionados à segurança hídrica nos territórios onde a empresa opera. A cerimônia de premiação foi realizada nesta semana, na sede da Amcham, em São Paulo. 

Criado em 1982, o prêmio valoriza projetos e iniciativas inovadoras que integram a sustentabilidade como um pilar estratégico para o desenvolvimento e a competitividade das empresas. Esse é o caso do Estudo de Previsibilidade de Bacias, fruto de uma parceria inédita com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e que resultou na criação de uma plataforma digital inovadora, que apresenta a disponibilidade hídrica real e projeções para os próximos 10, 20 e 30 anos. 

Com base em sensoriamento avançado e inteligência artificial, o sistema permite análises preditivas, monitoramento em tempo real e simulação de cenários extremos. A pesquisa abrange unidades industriais em Barra Mansa (RJ), João Monlevade (MG), Juiz de Fora (MG), Resende (RJ) e Piracicaba (SP), e tem potencial para servir de referência a outras empresas e órgãos públicos em suas estratégias de captação, gestão e preservação da água.

“A sustentabilidade é um pilar estratégico que direciona nossas operações. Esse reconhecimento reforça o compromisso da ArcelorMittal com uma indústria do aço mais sustentável, inovadora e com a geração de valor compartilhado para a sociedade, colaboradores, clientes e demais stakeholders”, destaca Tatiana Nolasco, vice-presidente de Operações da ArcelorMittal Aços Longos Brasil.

Mais destaque – No último mês, o projeto também foi reconhecido no Prêmio Ação pela Água, promovido pelo Consórcio PCJ (bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). Referência na área de gestão hídrica, a premiação ocorre desde o ano 2000 e reconhece empresas, municípios e instituições de ensino e pesquisa que transformaram a gestão dos recursos hídricos na região.