Geral

Auren Energia conta com turma de montadoras 100% feminina nas obras do Complexo Sol de Jaíba

 

 Iniciativa é pioneira no complexo e conta com 16 mulheres que foram contratadas como montadoras de peças dos painéis fotovoltaicos

A Auren Energia celebra a presença de uma frente de trabalho 100% feminina. A equipe, composta por 16 mulheres, possui a função de montadoras e devem trabalhar juntas pelos próximos 10 meses nas obras de construção do Complexo Sol de Jaíba, empreendimento localizado ao norte de Minas Gerais que será um dos maiores complexos solares do país, com capacidade instalada de 631,6 megawatts-pico, o equivalente ao consumo de uma cidade de 2.013 habitantes.

As mulheres foram contratadas no mês de fevereiro pela SKIC – Sigdo Koppers Engenharia e Construção, responsável pelas obras de implantação do projeto da Auren. Com idade entre 19 e 52 anos, elas exercem a função de pré-montadoras das peças do Tracker – dispositivo que altera várias vezes a posição dos painéis fotovoltaicos durante o dia, seguindo o caminho do sol para aumentar a produção de energia solar do sistema fotovoltaico. Para exercer a função, as mulheres foram qualificadas pela SKIC.

Segundo Márcia Cunha, Vice-Presidente de Operações e Projetos da Auren Energia, é muito importante saber que cada vez mais as mulheres estão se interessando e se qualificando para ocupar cargos operacionais. “Por isso fizemos questão de contratar essa turma exclusivamente de mulheres, desde a encarregada até as montadoras para mostrar que a empresa apoia e incentiva mulheres que querem se inserir no mercado de trabalho, independente da área em que vão atuar. E, principalmente, estão dispostas a aprender e se qualificar cada vez mais”, destaca.

De acordo com a encarregada de montagem Risolete Gomes, de 52 anos, trabalhar com uma equipe 100% feminina está sendo muito gratificante. “Eu tenho muitos anos de carreira e quase sempre trabalhei com mulheres. Pela Auren é a primeira vez e está sendo uma experiência excelente. Estou muito feliz e orgulhosa da minha equipe. As mulheres mostram que são fortes e tem muita garra no trabalho. Só tenho a agradecer a Auren pela oportunidade de trabalhar com mulheres tão guerreiras e que me inspiram mais a cada dia”, conta.

Solange Neres Miranda, de 31 anos, também foi uma das contratadas. Ela conta que trabalhar com essa turma exclusivamente de mulheres é incrível. “Nós estamos preparadas e vamos abraçar essa oportunidade que a Auren nos deu. Cada dia aprendemos mais e mais umas com as outras e estou dando o meu melhor. Só temos a agradecer pela confiança nesse time de mulheres”, ressalta.

Mulheres estão cada vez mais interessadas em exercer funções operacionais

O interesse das mulheres jaibenses pela área operacional não é novidade. Em 2022, a Auren Energia, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), ofereceu o curso de qualificação em Instalações Elétricas e Sistemas Fotovoltaicos. Das 70 vagas oferecidas, mais de 62% foram preenchidas por mulheres.

A iniciativa, concluída em dezembro de 2022, teve como objetivo promover a qualificação profissional da população, favorecendo o desenvolvimento e a dinâmica da economia local. O curso, que foi 100% gratuito, e teve a duração de dois meses, foi realizado em duas turmas, com aulas presenciais. Todos os participantes que concluíram a capacitação receberam um Certificado de Conclusão de Curso de Qualificação, reconhecido nacionalmente que foi entregue pelo SENAI.

Sobre a Auren Energia

A Auren Energia é uma das maiores plataformas de geração e comercialização de energia renovável do Brasil, com capacidade instalada de 3,0 GW. A companhia opera com uma matriz limpa e diversificada em ativos localizados no Sudeste e Nordeste.

A Auren encontra em suas relações a energia e motivação que precisa para encarar os desafios diários do setor. Para conhecer mais sobre companhia, acesse: www.aurenenergia.com.br

RI: ri.aurenenergia.com.br