Esporte

Ayrton Senna versus Alain Prost a rivalidade do século

 

Brasil 26 de fevereiro de 2024.

Quem tem mais de 40 anos de idade se lembra destes dois pilotos de Fórmula-1, gênios na esporte a motor.

Prost era um piloto muito frio e calculista, pensava muito e guiava demais, foi tetra campeão da Fórmula-1, nos anos de 1985, 1986, 1989 e 1993 ao todo foram 202 GPs com 51 vitórias.

O maior adversário que o brasileiro Ayrton Senna já teve. Senna também era muito frio, calculava cada ultrapassagem milimetricamente.

Enquanto o francês correu apenas por equipes grandes, sendo elas Mc Laren, Renault, Ferrari e Willians. O brasileiro começou na modesta Toleman, depois a intermediária Lótus, Mac Laren onde foi tri campeão vencedor os títulos de 1988, 1990 e 1991 e depois foi para a Willians onde infelizmente perdeu a vida no fatídico grande prêmio de Ímola na Itália, no ano de 1994, este ano no dia 01 de maio fará 30 anos sem o campeão.

Uma análise de um brasileiro que viu o Senna correr!

Com pista molhada era imbatível, no seco era gênio, tinha vários apelidos como “O Chefe” e “Magic Senna”, com 41 vitórias em 162 GPs.

Alain Prost era chamado pelo apelido de “Professor”, o Prost era ótimo, sensacional foi o único piloto a vencer um campeonato em cima de Senna com o mesmo carro, a Mc Laren de 1989 em um grande prêmio do Japão onde Senna ganhou mas não levou.

Se Senna não tivesse cortado a curva, (em um acidente com Prost) talvez o presidente da FIA na época, o também francês Jean Marrie Balestre confirmaria a vitória do brasileiro e o título iria ser disputado no último GP, o da Austrália.

O fato é que os dois eram diferentes, era uma época que o braço fazia a diferença.
Particularmente acho que o Ayrton Senna foi melhor que o Prost.

Mas só quem acordava de madrugada para acompanhar os GPs é quem pode opinar.

Duas feras, dois gênios de tempos que não voltam mais.

Imagem Divulgação.

Por Saulo Carvalho Ribeiro