Música

Banda de jazz cigano Outro Gato se apresenta neste domingo no Memorial Vale

A banda Outro Gato, que tem estilo inspirado no jazz cigano, apresentará no Memorial Vale, neste domingo, 28, às 11 horas, o show Cantando a Pedra, que traz músicas do seu primeiro álbum. A banda, que é de Belo Horizonte, é formada por Matheus Félix no violino, Marcelo Luiz Barbosa no contrabaixo, João Gabriel Carvalho no violão manouche, Mauro DeLL’Isola no violão manouche e terá participação especial de Samy Erick na guitarra e violão. A curadoria é de Juliana Nogueira e a apresentação integra o projeto Memorial Instrumental. A apresentação é gratuita e é preciso retirar os ingressos uma hora antes do evento, sendo no máximo um par por pessoa, pois os lugares são limitados.

A banda belo-horizontina Outro Gato se inspira no gênero jazz cigano para criar sua história, com um repertório bem variado, desde releituras dos clássicos, à músicas contemporâneas, passando pela música brasileira, além de músicas autorais. A banda já participou de festivais em nível nacional e internacional, e gravou seu 1º álbum via Lei Aldir Blanc em 2021, lançado em 2022, intitulado “Cantando a Pedra”. Para saber mais sobre a banda, visite as páginas Instagram | Facebook @outrogatogypsyjazz.

O Gypsy Jazz (jazz cigano) se caracteriza por reinventar músicas de várias maneiras: animadas e descontraídas, mas também lentas e emotivas. Esteve muito em voga na Paris das décadas de 1930 e 1940.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita.

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi

Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.