Música

Bárbara Barcelos canta Gal Costa no Memorial Vale

O Memorial Vale traz nesta quinta-feira, dia 11 de maio, às 19h30, o show da cantora e compositora Bárbara Barcello, que homenageia a musa da música brasileira, Gal Costa. Bárbara fará releituras de canções que ficaram eternizadas na voz de Gal Costa, como “Tigresa”, “Força Estranha”, “Açaí”, “Festa no Interior”, transitando pelos diversos compositores gravados por Gal Costa, de diferentes estilos, da bossa nova de Tom Jobim, do forró de Dominguinhos e Gonzagão, ao frevo de Morais Moreira. Em formato intimista, Bárbara será acompanhada por Christiano Caldas no piano, Renato Saldanha no violão e Theo Lustosa no acordeom. O evento integra o projeto Memorial Mulheres, que tem a curadoria de Juliana Nogueira, e visa valorizar as cantoras e compositoras mineiras.

Haverá tradução em Libras. A apresentação é gratuita. É preciso retirar os ingressos uma hora antes do evento e serão distribuídos no máximo um par de ingressos por pessoa, pois os lugares são limitados.

O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, e tem entrada gratuita.

O Brasil de Gal Costa

“Quero levar ao público algumas das belezuras que esse Brasil da diversidade tem a nos oferecer, e que Gal Costa sempre nos mostrou em seus shows e gravações”, comenta Bárbara. Para saber mais sobre a Bárbara Barcellos, visite sua página no Instagram: @barbarabarcellosmusica.

Repertório:

1- Coração Vagabundo (Caetano)

2- Dom de Iludir (Caetano)

3- Tema de amor para Gabriela (Tom Jobim)

4- Borzeguim (Tom Jobim)

5- Azul (Djavan)

6- Nuvem negra (Djavan)

7- Açaí (Djavan)

8- Baby (Caetano)

9- Meu bem, meu mal (Caetano)

10- De amor eu morrerei (Dominguinhos) Sanfona

11- Caminhos do mar (Dori Caymmi) sanfona

12- Flor de Maracujá (João Donato e Lysias Enio) sanfona

13- Tigresa (Caetano)

14- Vaca profana (Caetano)

15- Força Estranha (Caetano)

16- Festa no Interior (Morais Moreira) sanfona

Gal Costa

Gal Costa, nascida em Salvador, Bahia, artista, cantora brasileira. Além de possuir prêmios como Grammy Latino, Excelência Musical da Academia Latina de Gravação, entre outras, é peça fundamental no cenário cultural brasileiro. Gravou e interpretou compositores da música popular brasileira como Djavan, Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, e muitos outros. Integrou o movimento tropicalista e o grupo “Doces Bárbaros” nas décadas de 60/70. Mulher, artista que se tornou uma das principais vozes femininas do mundo e por problemas de saúde, veio a falecer em 2022 aos 77 anos.

Serviço: Memorial Minas Gerais Vale

Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi

Horário de funcionamento: Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h. Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h. Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h. Entrada Gratuita

Memorial Minas Gerais Vale

O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.