Black Friday, Copa do Mundo e 5G aquecem segundo semestre no varejo; veja principais tendências de compra
Após quedas de vendas consecutivas em razão da alta da inflação e dos juros, a expectativa é de crescimento para o período, aponta especialista
Depois de sofrer com quedas bruscas de vendas no varejo ao longo do ano, devido ao aumento de juros e alta inflação, o segundo semestre de 2022 deve indicar tendência de elevação das vendas no setor. Pela primeira vez, a Black Friday coincide com a primeira semana da Copa do Mundo, que teve início no Catar, no domingo (20) – justamente o período que precede as tradicionais promoções da data. Somado a isso, o recente lançamento do 5G, já em operação nas cidades em que a tecnologia foi implementada, deve impulsionar as atividades do segmento.
Com tantas novidades, o varejo já consegue visualizar tendências de consumo novas e outras que já existiam, mas se intensificaram. Pensando nisso, Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, retailtech especialista em inovação para o varejo, elencou as três principais modalidades de compra que devem seguir em alta durante a combinação de Black Friday e Copa do Mundo, além da chegada do 5G. Confira:
Compras híbridas (Online e Presencial) A compra híbrida, junção do físico e digital, tem se mostrado uma tendência crescente que deve ganhar ainda mais força na sazonalidade da Black Friday, Copa do Mundo e chegada do 5G. Essa modalidade oferece possibilidades que combinam lojas online e físicas, como pesquisar na internet e comprar fisicamente, comprar em lojas virtuais e fazer a retirada nos endereços físicos, comprar na loja física e receber em casa, entre outras facilidades.
Tecnologia QR Code e totens de autoatendimento Agilidade, praticidade e liberdade são algumas das principais vantagens proporcionadas pelos totens de atendimento e pela tecnologia do QR Code. Nos totens de autoatendimento, os consumidores podem pagar por suas compras a partir do menu disponibilizado no sistema e escolher a modalidade de pagamento, criando nova possibilidade de check-out e, consequentemente, reduzindo o tempo de espera nas filas. A expectativa é que a implementação de totens de autoatendimento cresça 16% até 2023, segundo dados da Global Market Insights, empresa especializada em estudos de mercado. Para Dias, uma das grandes tendências de compra para o período no varejo é a estratégia de prateleira infinita, que permite a integração completa e sem barreiras entre itens da loja disponíveis on e offline.
Sobre a Nexaas A Nexaas é uma Retail Tech, especialista em inovação para o varejo, nascida em 2018, parte integrante de um sólido grupo de investimentos em Soluções Digitais, Software B2B, Software B2C, Software de E-Commerce, Inteligência Artificial, entre outros, que busca crescimento sustentável acelerado e geração de valor por meio da inovação contínua.
|