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Bloqueios de rodovias já prejudicam comércio exterior

 

Santa Catarina é o Estado que mais preocupa, com quatro portos importantes

Os bloqueios nas estradas já estão impactando o comércio exterior do Brasil. Embora muitas vias tenham sido liberadas, as manifestações seguem intensas em Estados como Santa Catarina. Esta situação tem gerado atraso no despacho de mercadorias.

“Depois da primeira fala do presidente, na qual ele afirma a necessidade de ‘não impedir o direito de ir e vir’, vimos o movimento se desfazer em muitas regiões. Ontem, ele fez um vídeo mais explícito, solicitando que seus apoiadores não bloqueiem as estradas. Isso tem surtido efeito, mas nessa semana tivemos dificuldades com as transportadoras, que não tinham veículos disponíveis para a locomoção de cargas, principalmente por estarem com seus caminhões parados nas estradas”, explica Fábio Pizzamiglio, diretor da Efficienza, empresa especializada em comércio exterior.

O executivo explica que algumas cargas com saídas de portos sofreram com atrasos. Pizzamiglio compara o movimento atual com a greve dos caminhoneiros no ano de 2018, afirmando que são diferentes por inúmeros motivos, inclusive a falta de uma liderança central. Porém, lembra os impactos sentidos no Produto Interno Bruto (PIB) naquele período, quando foi registrado uma redução de 1,2%.

Naquele momento, o impacto também foi sentido na inflação, principalmente no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho. Antes do movimento, a projeção de inflação era de 0,22%. Porém, o resultado final foi de 1,26%. O resultado de julho também ficou acima do esperado, alcançando 0,33% ante os 0,22% projetados.

“Acredito que nos próximos dias teremos uma liberação total desses bloqueios, principalmente após as falas do presidente nesse sentido. Assim, acredito que a logística interna voltará à normalidade sem gerar maiores impactos”, explica.

O epicentro dos bloqueios está em Santa Catarina, onde as estradas continuam bloqueadas após quatro dias do início dos atos nas rodovias do Brasil. No último relatório, o Estado continua com seis pontos de interdições, totais ou parciais.

“Santa Catarina é um local onde temos cinco portos estratégicos para o nosso comércio exterior, desse modo, essas paralisações podem gerar um impacto na entrega das mercadorias. Acredito que esses bloqueios devem diminuir nos próximos dias, principalmente com o maior efetivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) disponível para atuar na região”, explica Pizzamiglio.

Santa Catarina é um estado muito procurado por empresas de outras regiões pelos seus benefícios fiscais. O executivo explica que o impacto pode ir do agronegócio ao comércio de maquinários. Além disso, esses bloqueios podem gerar custo para as empresas que atuam no estado. O Porto de São Francisco do Sul teve que parar as operações na última segunda-feira (31/10) e com a redução gradual de caminhões, o prejuízo diário é de cerca de R$ 433 mil. A descarga de navios é um problema no local e o descarregamento de fertilizantes não foi realizado pela falta de veículos no local.

Sobre a Efficienza

A Efficienza é uma empresa fundada em 1996 com o intuito de prestar serviços de assessoria em comércio internacional. A empresa se destaca como solução integral na área de despacho aduaneiro, logística internacional e assessoria em comércio internacional. A empresa é detentora de 4% do market share de Drawback e isenção no Brasil.

 

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