BOA NOITE MEMORIAL TRAZ 22 ATRAÇÕES EM 12 HORAS DE EVENTO
O Memorial Vale trará para o público uma programação muito especial no dia 8 de outubro: o Boa Noite Memorial, a sua tradicional virada cultural. Serão 12 horas de evento, começando a partir de 13 horas do sábado dia 8, até 1 hora da madrugada de domingo dia 9, entre Djs, música de vários estilos, baile, performance, teatro, dança, karaokê-sarau , oficinas e leitura dramatizada. Entre as atrações confirmadas estão Júlia Tizumba, Brisa Marques, Ílvio Amaral e Maurício Canguçu, Quilombo de Ribeirão, Cia de Dança Mimulus, Paige e Grupo Maria Cutia. A mestre de cerimônia do evento será a atriz, produtora e figurinista Lira Ribas. Na área externa do Memorial Vale, na Praça Carlos Drummond de Andrade, haverá barraquinhas de restaurantes que participam do projeto Veredas, apoiado pela Vale como forma de fomentar o turismo nas cidades onde eles estão.
Ao todo serão 22 atrações diversas e gratuitas que atendem a todas as idades e gostos. O evento começa do lado de fora do Memorial, na Alameda da Educação (em frente ao museu) e na praça Carlos Drummond de Andrade, que fica ao lado, para reforçar a ideia do museu além dos muros. O gestor do espaço, Wagner Tameirão, lembra que “o Boa Noite Memorial é o maior evento do calendário do Memorial Minas Gerais Vale, ampliando a atuação do museu em uma tarde e noite festiva e múltipla que atrai novos públicos”.
O evento tem entrada gratuita. Para atrações em ambientes fechados, acesso limitado com distribuição de ingressos no local. Os detalhes da programação estão no site do Memorial Vale: www.memorialvale.com e na página do evento: https://bit.ly/BoaNoiteMemorial2022
Sobre o Boa Noite Memorial
A virada cultural criada pelo Memorial Minas Gerais Vale acontece desde 2013 e está em sua sétima edição. Mais de 10 mil pessoas já curtiram o evento que contou com mais de 70 artistas e grupos em suas seis edições. O Memorial Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, integra o Circuito Liberdade e fica na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.
Projeto Veredas
No Boa Noite Memorial estarão presentes cinco empreendimentos que fazem parte do projeto Projeto de Fortalecimento da Competitividade do Setor Privado do Turismo – Veredas, que é uma iniciativa da IGR Veredas, em parceria com a Vale, para impulsionar o turismo por meio da qualificação dos serviços e ações de apoio a promoção e comercialização do destino Veredas. São eles: Mestra Ubalda, de Igarapé, Hora do Doce, de Juatuba, a Casa do Rei Bistrô, de São Joaquim de Bicas, Cervejaria Bebrum e Restaurante Aconchego da Serra, de Brumadinho. Atualmente mais de 90 empreendedores participam do projeto em cinco municípios: Brumadinho, Igarapé, Juatuba, Mario Campos e São Joaquim de Bicas. O destino é um convite à contemplação da natureza e a descobertas de riquezas históricas e culturais. Sua gastronomia é diversificada e une os sabores tradicionais da comida mineira à pratos contemporâneos.
Programação
Mestre de cerimônia:
Lira Ribas – Atriz, diretora, produtora e figurinista
13h às 23h
DJs em ambientes variados
13h às 19h|
Vivência com Quilombo de Ribeirão + Exposição de Rafael Freire no Café do Memorial
A Vivência com o Quilombo de Ribeirão é uma oportunidade para se conhecer um pouco das origens, histórias, tradições, cultura e gastronomia desse grupo tradicional. Serão apresentadas músicas e oferecidas comidas típicas para o público experimentar.
O Quilombo de Ribeirão integra o Catálogo Céu de Montanhas, que tem apoio da Vale. O Catálogo Céu de Montanhas é o coração do Projeto de Turismo Rural e de Base Comunitária, parte do Programa de Fomento do Turismo Sustentável em Brumadinho. É fruto de uma construção coletiva com empreendimentos e comunidades que proporcionam experiências e produtos únicos que dialogam com a diversidade de Brumadinho. A coletânea tem curadoria assinada pelo designer Ronaldo Fraga, e apresenta produtos e vivências inéditos que vão encantar turistas e gerar oportunidades para os negócios locais. Neste catálogo há 27 empreendimentos, comunidades e associações locais que ofertam vivências, gastronomia, design têxtil, artesanato, cerâmica e música. São cores, texturas, sabores e sons alegres de Brumadinho, que encantam quem visita o destino. Estive em Brumadinho e lembrei-me de você! Toda a hospitalidade de Minas Gerais com a singularidade de um município histórico, que transborda natureza, com uma gente incrível e inventiva.
E no ambiente onde a vivência com o Quilombo de Ribeirão acontece estarão expostas as fotografias de Rafael Freire, que se dedica a retratar a vida e a beleza de quem mora na comunidade conhecida como Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. A exposição, aberta dia 1º de outubro, pode ser vista até janeiro de 2023.
14h às 15h|
Negro por Negro – Alameda da Educação – Praça da Liberdade, em frente ao Memorial Vale
O Grupo Afro de Canto e Dança Negro por Negro, de Brumadinho, fará a apresentação “Me deixa ser tambor”. Fundado em 2012 na Comunidade Quilombola de Brumadinho, o grupo tem como finalidade preservar e fomentar a cultura afro-brasileira através dos cantos e danças oriundas de seus ancestrais africanos. Composto por jovens, adultos e crianças, o grupo Negro por Negro vem fazendo diversas apresentações para divulgação de sua cultura.
O Grupo Negro por Negro integra o Catálogo Céu de Montanhas, que tem apoio da Vale. O Catálogo Céu de Montanhas é o coração do Projeto de Turismo Rural e de Base Comunitária, parte do Programa de Fomento do Turismo Sustentável em Brumadinho. É fruto de uma construção coletiva com empreendimentos e comunidades que proporcionam experiências e produtos únicos que dialogam com a diversidade de Brumadinho. A coletânea tem curadoria assinada pelo designer Ronaldo Fraga, e apresenta produtos e vivências inéditos que vão encantar turistas e gerar oportunidades para os negócios locais. Neste catálogo há 27 empreendimentos, comunidades e associações locais que ofertam vivências, gastronomia, design têxtil, artesanato, cerâmica e música. São cores, texturas, sabores e sons alegres de Brumadinho, que encantam quem visita o destino. Estive em Brumadinho e lembrei-me de você! Toda a hospitalidade de Minas Gerais com a singularidade de um município histórico, que transborda natureza, com uma gente incrível e inventiva.
14h às 16h30|
Oficina Mobri – Sala de Leitura
A Oficina Mobri propõe a construção de projetos criativos em blocos de papelão, para envolver e encantar crianças e adultos. É voltada para toda a família, sem restrição de idade.
15h às 16h|
Corporação Musical União Itabiritense – Alameda da Educação – Praça da Liberdade, em frente ao Memorial Vale
A Corporação Musical Itabirense vai apresentar dobrados e músicas populares. Foi fundada em 18 de maio de 1930, ano de efervescência política, em razão da necessidade da Aliança Liberal, partido de oposição ao Governo Washington Luiz, que necessitava de uma Banda de Música para animar seus comícios. A Banda Santa Cecília já existente na cidade, negou-se a fazê-lo em virtude de compromissos já firmados com a concentração conservadora. Assim Dr. Alberto Woods Soares e amigos, líderes da Aliança Liberal convocaram os músicos e com a ajuda de músicos de Cachoeira do Campo e Ouro Preto, formaram em tempo recorde um conjunto para tocar em um comício já programado, sob a regência de Joaquim Luiz de Faria. Logo a seguir foi convidado para a regência o grande maestro Tertuliano Silva, que aqui residia, o qual, em pouco tempo, transformou o conjunto em excelente Banda de Música. Desde então houve vários maestros. A Corporação, além da Banda de Música, manteve um coral, com 18 cantoras e a escola de aprendizagem, com ensino gratuito. Já gravou dois “Long-plays”, o primeiro em 1965, com tiragem de 1.500 discos, já esgotados e o segundo em 1984, com tiragem de 1.000 discos.
15h às 17h30
Música de Câmara – Fundação de Educação Artística – Casa da Ópera
A Fundação de Educação Artística vai apresentar mini-concertos de meia hora de duração cada, com músicas indo do clássico ao popular. O primeiro grupo apresenta um repertório de música de câmara com obras de J. S. Bach e contará com a participação especial da pianista e diretora da Fundação, Berenice Menegale nos horários 14h, 15h e 16h.
16h às 16h30
Mexerica, com Cia Fusion – Área externa
A Cia Fusion traz a peça infantil Mexerica. Mexerica é uma gatinha dançante e muito curiosa, mas um tanto ressabiada. Junto com sua amiguinha Sardinha, vai conhecer um mundo novo em que cachorros e gatos do Hip Hop, um pássaro b. boy e uma coelhinha surda ensinam que conviver com as diferenças pode ser muito divertido e enriquecedor.
16h30 às 19h
Música Instrumental Brasileira – Fundação de Educação Artística – Sala de Leitura
A Fundação de Educação Artística vai apresentar mini-concertos de meia hora de duração cada, com músicas indo do clássico ao popular. Esta segunda etapa de apresentações será em formato de roda de choro e oferecerá música popular brasileira em diálogo com a composição dos próprios músicos-professores, nos horários 16:30h, 17:30h e18:30h.
17h às 18h
Na Roda – Um espetáculo Brincante, com Maria Cutia – Área externa
“Na Roda” é o primeiro espetáculo do Maria Cutia e já foi apresentada para mais de 120 mil pessoas em mais de 60 cidades. É um espetáculo brincante, pelo seu forte caráter interativo, lúdico e pela presença marcante do universo da brincadeira. Conta as histórias de um menino sem nome, de Martim e Mariana e sua grande banda, de uma fazenda e seus animais, contadas e cantadas ora por palhaços, ora por máscaras expressivas, ora por atores brincantes em contínuo diálogo com o público que, ao final, entra na roda e brinca também. Repertório de canções colhidas no Vale do Jequitinhonha e no Norte de Minas.
18h às 19h
Intervenção Por um Fio, com Mimulus Cia de Dança – Área externa
A Mimulus Cia de Dança propõe uma intervenção artística inspirada no espetáculo “Por um Fio”. Os bailarinos constroem uma instalação artística com elementos cênicos do espetáculo. A arquitetura do local, bem como os passantes, pedestres, espectadores, são envolvidos em fios de lã, barbante e nos próprios figurinos, provocando sensações de pertencimento, em um emaranhado de braços e corpos que passam a bordar inusitadas coreografias. Vários fragmentos do espetáculo
são apresentados com interferências do entorno… e no entorno. Ao final, a instalação vai sendo desfeita, mais uma vez envolvendo a plateia, que acaba entrando em um jogo de improviso que vai se diluindo até tudo retornar ao que era antes.
19h às 22h
Baile do Memorial com Mimulus Cia de Dança – Sala de Leitura
A Cia de Dança Mimulus fará uma apresentação composta por um baile com DJ tocando músicas populares como forró, samba, bolero, salsa e outros; em seguida, acontecem aulas abertas de forró, samba e salsa com casal de professores se apresentando. A apresentação se encerra com baile convidando o público a dançar.
19h30 às 20h
Labirinto – Dança nas Rodas – Área externa
Labirinto desafia a instabilidade em uma performance que equilibra dança, circo e tecnologia. Em cena, três bailarinos flutuam sobre monociclos elétricos, sob suas rodas um labirinto imaginário se forma enquanto dançam com o desequilíbrio. Corpos híbridos, bicho-máquina, giram em transe e na entropia encontram a estabilidade. Ao transformar o veículo em uma extensão do corpo, os artistas subvertem a função de mobilidade urbana do objeto para uma ferramenta de expressão artística, constroem discursos, e desenvolvem uma linguagem própria.
19h30 às 21h
Arte do Transformismo – Auditório
O Show Laços de Amizades será um encontro de Divas com apresentações de lipsync de Whitney Houston, Mariah Carey, Christina Aguilera e entre outras. Tara Wells irá abrir o show com uma performance e na sequencia serão exibidas 4 performances de lipsync individuais e mais 2 duetos. Para encerrar, acontecerá uma apresentação final com todas as divas juntas.
Apresentações individuais:
Tara Wells – Alicia Keys – Fallin’ e Miley Cyrus – Heart Of Glass
Walkiria La Roche – Shirley Bassey – Get The Party Started
Sandra Lee – Vernessa Mitchell – Rise
Coquita Para Raio – Dalida – Salma Ya Salama
Michelle Loren – Clara Nunes – Guerreira
20h30 às 22h
Babadan Banda de Rua – Área externa
Babadan Banda de Rua, um coletivo de pessoas reunidas no combate ao preconceito racial por meio da música, fará um cortejo totalmente acústico evidenciando a tradição das fanfarras e a força das tradições mineiras. Babadan Banda de Rua surgiu do desejo de músicos em “fazer um som” que misturasse três importantes tradições de Minas: O Congado, o Candomblé e o som das Bandas de Minas.
22h às 23h
Leitura Rara: Colisão, com Ilvio Amaral e Maurício Canguçu – Auditório
Os atores Ilvio Amaral e Maurício Canguçu apresentam o texto Colisão, que trata da relação entre um ator de meia idade (Ilvio Amaral) em crise com seu filho de 17 anos (Leandro Bolina), que viveu com a mãe durante muitos anos depois da separação do casal. Após a morte da mãe, o filho volta a conviver com o pai por um curto período de tempo até completar 18 anos e sair do país para fazer um intercâmbio, fato que surpreende o pai que esperava poder reatar a relação com o filho. Esse acontecimento traz à tona mágoas guardadas, provoca conflitos de gerações e embates entre os personagens que se veem forçados a rever essa relação por uma outra perspectiva que os leva a repensar tudo o que viveram e olhar para o futuro a partir de um outro ponto de vista. Junto deles há um vizinho (Maurício Canguçu) de temperamento otimista e bem-humorado que sempre esteve presente na vida desse pai lhe dando apoio e que nutre a esperança de viver com ele uma relação que vá além da amizade.
23h à 0h
Na Boca da Poesia (karaokê-sarau), com Brisa Marques, Clara Delgado, Coral, Pedro Fonseca, Rafael Fares e Renato Negrão – Casa da Ópera
Na boca da poesia”; um encontro com Brisa Marques, Clara Delgado, Coral, Pedro Fonseca, Rafael Fares e Renato Negrão, às 23h, na Casa da Ópera do Memorial da Vale. Uma performance coletiva que traz a canção como norte poético da expressão artística. Um convite ao público para vivenciar a música autoral contemporânea e sua relação com a história do Brasil, pelo viés da palavra.
23h à 0h
Show Minêra, com Júlia Tizumba – Participação: Elisa de Sena – Jardim Interno
A multiartista mineira Júlia Tizumba apresenta seu show Minêra, com participação de Elisa de Sena. Júlia Tizumba é nascida em Belo Horizonte, formada no Teatro Universitário da UFMG, em Jornalismo pela PUC Minas, mestra e doutoranda em Artes Cênicas, cantora e percussionista. Começou seus estudos artísticos aos 10 anos de idade. É atriz da Companhia Burlantins e uma das idealizadoras das mostras Benjamin de Oliveira e Solo Negro. Integra o Coletivo Negras Autoras, atuando como compositora, cantora e instrumentista.
0h à 1h
Paige – Auditório
Paige, artista de Belo Horizonte que representa o R&B da nova geração, apresenta um espetáculo pop, usando a dança e a presença de palco para potencializar o seu trabalho musical. Acompanhada do DJ Pedro HBS e da sua equipe de dança, ela apresenta seu trabalho – que tem se destacado cada vez mais na cena mineira e no novo pop nacional – e resgata algumas de suas referências da world music
0h à 1h30
Breno Barreto e Yonanda Santos (Mientras Dura) irão encerrar o Boa Noite Memorial com muita música para dançar. Eles são idealizadores do Mientras Dura, uma festa itinerante e multicultural que articula ritmos do mundo, performances artísticas e intervenções visuais, em uma experiência sensorial única. Seus sets enérgicos e groovados são pensados para a pista e exploram uma mistura de ritmos tradicionais com batidas eletrônicas contemporâneas. Seus sons ecléticos viajam por ritmos latinos, africanos e orientais, conduzindo o público em múltiplas direções culturais.
Serviço: Memorial Minas Gerais Vale
Endereço: Praça da Liberdade, nº 640, esquina com Rua Gonçalves Dias, Savassi
Funcionamento – Terça, quarta, sexta e sábado: das 10h às 17h30, com permanência até as 18h.
Quinta, das 10h às 21h30, com permanência até as 22h.
Domingo, das 10h às 15h30, com permanência até as 16h.
Entrada Gratuita
Memorial Minas Gerais Vale
O Memorial Minas Gerais Vale, um dos espaços culturais do Instituto Cultural Vale, já recebeu mais de 1,1 milhão de pessoas, de todos os lugares do Brasil e de outros continentes. São mais de 1.600 eventos realizados e cerca de 200 mil pessoas em visitas mediadas. Integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, um dos maiores complexos de cultura do Brasil. Caracterizado como um museu de experiência, com exposições que utilizam arte e tecnologia de forma intensa e criativa, é um dos vencedores do Travellers’ Choice Awards do TripAdvisor. Na curadoria e museografia de Gringo Cardia, cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Mais que um espaço dedicado às tradições, origens e construções da cultura mineira, o Memorial é um lugar de trânsito e cruzamento entre a potência da história e as pulsações contemporâneas da arte e da cultura, onde o presente e o passado estão em contato direto, em permanente renovação. É vivo, dinâmico, transformador e criador de confluências com artistas independentes e com diversos segmentos da cultura mineira.