Polícia

Bombeiros buscam por homem que se afogou no Rio Tijuco em Monte Alegre de Minas

MINAS GERAIS

Testemunhas disseram que o homem e um colega desceram o rio em bote improvisado depois de passarem a noite de sábado (10) ingerindo bebida alcoólica. Veja o que fazer em casos de afogamento,

 

Bombeiros buscam por homem que se afogou em Monte Alegre de Minas — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Os bombeiros de Ituiutaba buscam por um homem de 57 anos que se afogou no Rio Tijuco, em Monte Alegre de Minas, no sábado (10). As ações de resgate foram retomadas neste domingo (11). Veja no fim da reportagem orientações de como agir em situações de afogamento.

Testemunhas contaram aos militares que dois homens passaram a noite acordados consumindo bebida alcoólica em um rancho às margens do rio. Na manhã de sábado, os dois decidiram descer o rio com um bote improvisado com câmara de ar de pneu.

Em determinado ponto, o bote virou com os dois homens, que se seguraram em galhos que estavam próximos à margem. Um dos ocupantes voltou à margem e chamou pelo homem de 57 anos, que decidiu recuperar o bote. Poucos metros depois, o homem começou a se afogar e afundou, não voltando a ser visto.

O sobrevivente ligou para a Polícia Militar (PM), que acionou o Corpo de Bombeiros. Uma equipe de mergulhadores foi encaminhada para o local. Os militares constataram que a área tinha uma forte correnteza e a visibilidade nula embaixo d’água por causa da cor escura do rio, que tem pontos de profundidade de até 7 metros.

Diante das condições, os bombeiros acreditam que o homem foi levado pela correnteza do rio. As buscas duraram todo o dia e foram suspensas assim que anoiteceu por motivos de segurança. O resgate foi retomado na manhã deste domingo.

Orientações
Abaixo, o Corpo de Bombeiros de Divinópolis listou as principais orientações para evitar afogamentos. Veja:

Evite nadar sozinho;
Não ingira bebida alcóolica antes de nadar;
Após alimentar muito, não nade, pois uma indigestão pode causar problemas;
Em festas e eventos onde há piscinas, nunca deixem as crianças sozinhas;
Ao entrar na água, nunca salte de locais elevados, não dê saltos mortais, não pule de cabeça, pois poderá sofrer lesões graves na coluna e no crânio, além de evitar brincadeiras de mau gosto, como trotes e caldos;
Só conduza embarcações náuticas se for habilitado para tal, não exceda a capacidade quando estiver navegando e sempre use os coletes salva-vidas;
Não nade em áreas proibidas com avisos de perigo, não entre em águas poluídas e respeitem todas as placas e faixas de advertência;
Sempre obedeçam às orientações dos Bombeiros e/ou dos salva-vidas.
Se, mesmo diante de todas as orientações de segurança, uma pessoa presenciar alguém se afogando, evite a ação corpo a corpo e prefira sempre usar um galho de árvore, uma corda, uma boia ou algo que flutue e lance para a vítima, ou seja, não entre na água se não souber nadar, peça por socorro.

 

 

Fonte ?Á̷G̷U̷I̷A̷ ̷N̷E̷W̷S̷ ̷N̷O̷T̷Í̷C̷I̷A̷S̷ ̷