Brasilidade e inovação em forma de drinks
Bebidas enlatadas produzidas pela YVY Destilaria têm o apoio do CIT SENAI em seu desenvolvimento
|
YVY, palavra tupi-guarani que significa território, lugar onde pisamos e também, o nome da destilaria mineira que carrega em seu gene toda a brasilidade dos sabores típicos de nosso país em forma dos drinks Xaxado, Gin&Tônica e Carimbó. As bebidas são originais e têm entre seus ingredientes extratos naturais como zimbro, gengibre, cambuci, pacová, chá mate, maracujá e uvaia. “O nosso território diz muito sobre nós e a proposta da YVY é desenvolver produtos que falem do Brasil, de nosso povo e terra”, explica André Sá Fortes, fundador e CEO da YVY Destilaria.
Segundo Sá Fortes, esse é o grande diferencial dos drinks da YVY Destilaria: ter, em suas bebidas, a riqueza da biodiversidade brasileira. “De maneira atrativa e comercial, não apenas na bebida em si, mas, também, em sua apresentação”, afirma, ressaltando, que os drinks Xaxado, Gin&Tônica e Carimbó são vendidos em latas. “É nosso jeito destemido de inovar na produção, na embalagem e na utilização de ingredientes desconhecidos para o público”, destaca o CEO.
Mas, para chegar a esse produto final, a YVY contou com a infraestrutura e o conhecimento técnico do Centro de Tecnologia e Inovação (CIT SENAI), que auxiliou o empreendimento no momento em que desenvolver bebidas mistas utilizando sucos de frutas e embaladas em latas era um desafio. “Poder usar toda a estrutura do CIT e o conhecimento da equipe foi imprescindível para romper as barreiras que nos impediam de chegar ao produto final”, explica. “O CIT SENAI foi escolhido por sua infraestrutura impecável e qualidade técnica, que fornecem diversas vantagens para as empresas”, afirma.
Marcella Rocha Franco, analista de tecnologia do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos & Bebidas, conta que a parceria com a YVY foi estabelecida em 2020, quando a destilaria procurou o CIT SENAI com a ideia de enlatar seus drinks já comercializados de modo artesanal. “O projeto foi executado em parceria com o SEBRAE pelo programa SEBRATEC”, esclareceu Franco.
A analista de tecnologia explica que o foco da parceria foi adequar as formulações dos drinks e às legislações vigentes e ajustar os processos de produção, para viabilizar a produção industrial. “Para isso, foi realizada a revisão da formulação e do processo de produção dos três drinks, por meio de testes experimentais em escala de bancada de laboratório. Ainda, a fim de garantir a manutenção das características dos produtos artesanais já comercializados pela empresa, foram realizadas avaliações sensoriais junto á YVY”, contou, afirmando que todo o processo durou seis meses, e que embora não tenha contemplado as outras fases do desenvolvimento de produtos referentes à produção piloto ou industrial, conferiu informações importantes para a execução das mesmas.
O Centro de Inovação e Tecnologia (CIT SENAI) fica no bairro Horto, em Belo Horizonte, e é composto por um conjunto de Institutos de Inovação e Institutos de Tecnologia focados na competitividade industrial. A unidade é reconhecida como uma referência no desenvolvimento de tecnologias voltadas ao setor produtivo.
Foto: YVY Destilaria