Câmara de SGRA analisa projetos sobre Inclusão e Acessibilidade
No mês da conscientização do Autismo, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo analisa projeto de lei que insere o Transtorno de Aspecto Autista (TEA) como deficiência na Lei Municipal. E dá à essas pessoas os mesmos direitos nas políticas públicas municipais. Também tramita na casa matéria que dispões sobre a política de acessibilidade de SGRA.
Os dois projetos foram aprovados por unanimidade, em primeira votação. O PL Nº 03/23, de autoria do vereador Juninho de Edirlei (PDT), aperfeiçoa a lei de 2010, que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com deficiência e cria o Fundo Municipal da área. A matéria ainda inclui na composição do colegiado, familiares e Pcd, “para reforçar a participação e representação dessa população”, explica o vereador.
Já o PL 17/22, de autoria do vereador Cássio Túlio (PTB), foi aprovado. E recebeu duas emendas, de autoria dos vereadores Fábio Sassá (PSB) e Gladston de Castro (PDT), que serão analisadas pelas comissões temáticas. O projeto beneficia e dá atenção às necessidades de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida. E define as metas e objetivos da cidade e garante que todos os cidadãos tenham igual oportunidade de acesso aos serviços públicos. E estabelece diretrizes para a estruturar a cidade, Edifícios e Instalações Municipais de forma acessível a todos.
Entre os destaques, o Novo Plano Diretor passa a tramitar na Casa Legislativa e segue para a validação das Comissões. Todas as matérias analisadas foram aprovadas em primeira discussão e precisam ser votadas novamente antes da sanção.
Confira a pauta completa no site da Câmara
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo
Rua Henriqueta Rubim, nº 280, Bairro Niterói
São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)
CEP: 35935-000