Médio PiracicabaPolíticaSaúde

Câmara de SGRA assiste palestra sobre avaliação do projeto do executivo para a ETE

Aconteceu na tarde dessa quarta feira 12/02/2020 no centro cultural de São Gonçalo do Rio Abaixo uma palestra destinada aos vereadores municipais para avaliação do plano de tratamento de água e esgoto do município. Contratada pela presidência da câmara municipal tendo como palestrante o engenheiro sanitarista Jonathan Sodré.
Sodré abriu a palestra salientando a necessidade do município em definir esse plano que é de suma importância para o futuro pois tanto área urbana quanto rural tem que ser contemplados.
Sodré também relatou o consumiu excessivo de água no município que é de 478 litros de água dia por habitante quanto o ideal seria até 150 litros.

Sobre o esgoto foi dito que quase que 100% e jogado direto no rio Santa Barbara e que a matriz aguifera da cidade é através de inúmeros poços artesianos.

Quanto ao assunto ETE faltou sobre os quatro pontos principais, drenagem, coleta, esgotamento sanitario e manejo de resíduos sólidos.

Quanto ao início do levantando para desenvolver o projeto feito pelo executivo municipal houve pouca participação dos moradores da cidade e das áreas rurais, e que há de haver a cobrança tanto pelo tratamento da água e também de esgoto pois se não houver ficará insustentável esse projeto. O governo federal oferece recursos financeiros provenientes da Funasa ( fundação nacional de saúde ) mas que o dinheiro só vem para municípios que desenvolverem o projeto nos mínimos detalhes.

Em sua análise final, Sodré menciona que o projeto é bom mas tem algumas questões a serem revisadas como quais áreas devem primeiro ser atendida e a definição do órgão regulador que irá fiscalizar quem irá fazer a cobrança da taxa e qual valor será pago pelo cidadão.