Geral

Cameron Saul, co-fundador da BOTTLETOP e idealizador da #TOGETHERBAND, palestra no Fórum Econômico Mundial na Suíça

Bottletop

Cameron Saul, co-fundador da BOTTLETOP e idealizador da #TOGETHERBAND, palestra no Fórum Econômico Mundial na Suíça

Fotos: Divulgação 

Dia 19 de janeiro marcou o encerramento de mais uma edição do Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum – WEF 2024), que aconteceu em Davos, na Suíça. O evento, que abrange amplas discussões sobre a crise climática mundial, teve a presença de cerca de três mil participantes, entre líderes de estado, representantes do setor corporativo, acadêmicos e membros da sociedade civil.

Cameron Saul, designer, ativista e co-fundador da BOTTLETOP, marca de bolsas de luxo sustentáveis, e da campanha #TOGETHERBAND, participou de três mometos importantes:  painel com foco na capacitação econômica e cultural dos Yawanawá; jantar Cultura Tables, em que apresentou detalhes do trabalho da marca no Brasil para um público de líderes globais como Refik Anadol, Diane Von Furstenburg, Francis Kere, Will.I.Am e Nile Rogers, entre muitos outros; e talk como Embaixador da Cultura Moves da divisão Natureza e Clima do WEF. .

O designer ainda compartilhou a inspiradora história por trás da fundação da BOTTLETOP, enfatizando a colaboração com os Yawanawá, povo indígena do Brasil que representa apenas 5% da população global, mas protege mais de 80% da biodiversidade remanescente. Saul ressaltou como os Yawanawá oferecem soluções baseadas na natureza para as alterações climáticas, mesmo enfrentando a perda progressiva de seus recursos naturais, culturas e terras. “A cultura criativa tem de estar no centro de todas as soluções para enfrentar os desafios sociais e ambientais críticos que enfrentamos”, disse Cameron.

Um destaque notável da palestra foi o exemplo criativo de como a BOTTLETOP utilizou sementes de açaí colhidas pela comunidade Yawanawá para construir um modelo econômico sustentável. Esse modelo permite colaborações significativas, possibilitando que os Yawanawá permaneçam em sua casa ancestral, trabalhando em harmonia com a natureza enquanto a protegem. “A visão para o programa é realmente dimensionar esse trabalho e apoiar de forma eficaz a criação de uma rede de ateliês artesanais atuando como artérias econômicas em diferentes partes da floresta amazônica”, diz.

O discurso de Cameron Saul no World Economic Forum 2024 reiterou a importância da criação ações concretas e colaborativas para enfrentar os desafios ambientais, fornecendo um exemplo inspirador de como a inovação e a sustentabilidade podem andar de mãos dadas: “venha conosco, junte-se ao movimento! O que tem sido extremamente importante para nós é a formação de parcerias, em que as partes se unirem e usam de suas ferramentas e plataformas para serem solidários com essas comunidades. É vital que estejamos todos juntos nisso”.

 

Para mais informações, contate:
hmoro@suportecomunicacao.com.br
jmoreira@suportecomunicacao.com.br

 

SOBRE BOTTLETOP

A BOTTLETOP é uma marca britânica de moda regenerativa que se dedica a apoiar mulheres economicamente desfavorecidas e povos indígenas por meio da criação de designs ecologicamente corretos e da entrega de um planeta saudável por meio de sua campanha de defesa global #TOGETHER. A BOTTLETOP foi fundada em 2002 por Cameron e Roger Saul por meio de uma colaboração de design de bolsas com a icônica casa de moda britânica Mulberry, apoiando artesãos na África e projetos locais de educação em saúde. Oliver Wayman ingressou como co-fundador em 2005. Com ateliês BOTTLETOP em Salvador, Kathmandu e na floresta amazônica, a marca fornece habilidades e meios de subsistência para artesãos em partes desfavorecidas do mundo. A BOTTLETOP também é uma inovadora técnica, trabalhando para desenvolver e aplicar os resíduos mais inovadores e materiais de origem sustentável à sua coleção, incluindo metal reciclado, detritos de plástico marinho, metal Humanium (armas de fogo desativadas recicladas), couro de desmatamento zero e borracha selvagem. Em novembro de 2017, a BOTTLETOP abriu na Regent Street com a primeira loja impressa em 3D criada a partir de resíduos de plástico e lançou sua campanha #TOGETHER no Dia da Terra de 2019. A BOTTLETOP lançou os primeiros designs de lixo zero de seu ateliê na floresta amazônica em parceria com os Yawanawá Comunidade indígena em setembro de 2022.

 

SOBRE #TOGETHERBAND

A BOTTLETOP lançou a campanha #TOGETHERBAND no Dia da Terra de 2019 em parceria com a Fundação das Nações Unidas, usando criatividade e cultura para conscientizar o público sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e inspirar ações para alcançá-los. O tecido conjuntivo para a campanha são suas bandas icônicas, que são feitas de materiais residuais, incluindo Parley Ocean Plastic® recuperado, metal de armas de fogo desativado Humanium e restos de alimentos (sementes de açaí). Cada #TOGETHERBAND é feita à mão por artesãos no Nepal e na Amazônia, criando habilidades e meios de subsistência para mulheres e comunidades locais.

Agora uma comunidade global ativa de mais de 500.000 cidadãos com mais de 950 embaixadores de todo o espectro geográfico e cultural, desde David Beckham, Ban Ki-Moon e o ativista indígena Txai Suruí até Naomi Campbell, Elijah McKenzie Jackson, Halima Aden, Mary Robinson, Alessandra Ambrosio e Lewis Hamilton; todos compartilhando suas histórias pessoais sobre por que o ODS escolhido é importante. #TOGETHER combina contação de histórias com ativações de arte e cultura públicas em larga escala com parcerias estratégicas para impulsionar a conscientização e ação global em apoio aos ODS. Durante a pandemia, #TOGETHERBAND realizou shows no Brasil e no México com artistas de renome para entregar água potável e estações de higiene às comunidades mais atingidas. Mais recentemente, #TOGETHERBAND colaborou com o artista britânico Morag Myerscough em sua campanha de arte pública Clean Power com bandeiras de plástico reciclado na Oxford St e Piccadilly Circus para conscientizar em massa sobre a importância de substituir os combustíveis fósseis pela energia renovável. A campanha gerou mais de 9 bilhões de impressões digitais e arrecadou mais de £ 2 milhões para projetos de impacto que promovem os Objetivos em todo o mundo.

Imagens relacionadas

Foto
Divulgação
baixar em alta resolução