Caminhão de carvão capota e motorista morreu em Pitangui (vídeo)
PITANGUI
Pitangui, cidade do estado de Minas Gerais.
Às 3h40min desta segunda-feira, 26 de maio, o Corpo de Bombeiros em Nova Serrana recebeu um chamado para atender vítima de um capotamento de caminhão carregado de carvão. O veículo seguia sentido Papagaios-MG para Divinópolis-MG, pela rodovia MG-423, vindo a capotar próximo a cidade de Pitangui.
Com o capotamento, a carga se espalhou pela rodovia, e o veículo saiu da pista.
Estavam no caminhão, dois ocupantes. O condutor, ainda não identificado, faleceu no local e teve seu óbito constatado pelo médico do SAMU. Já o passageiro ficou preso às ferragens, com vida.
As duas guarnições do CBMMG iniciaram os trabalhos para retirar a vítima. Inicialmente havia risco de incêndio da carga e do caminhão. Uma equipe fez a montagem de uma linha com mangueiras pressurizadas, para pronto atendimento em caso de incêndio. Foi necessário também, utilizar o guincho de tração da viatura ABTS para estabilizar e puxar a cabine.
A segunda equipe iniciou o processo de corte da cabine. A vítima ainda estava viva e era ouvida pela equipe, mas não se podia visualizar a mesma. Com o impacto, a cabine ficou completamente amassada sob o chassi.
Foi necessário fazer a retirada de porta, e após, a retirada do banco do motorista e seu volante. Feito isso, às 7h15min, a guarnição de bombeiros acessou a vítima em óbito, retirando-a.
A vítima em óbito ficou a cargo da perícia técnica da Polícia Civil e posteriormente foi levada pela funerária.
Após retirar a vítima em óbito, os bombeiros chegaram até a vítima ainda com vida. O passageiro de 28 anos de idade, natural de Brasilândia de Minas/ MG, estava estável, com as duas pernas presas sob a cabine.
Com uso de duas ferramentas expansores, dois alargadores, e uma ferramenta de corte, cortou a cabine até chegar ao chassi do veículo. No chassi, foi possível levantar o caminhão alguns centímetros com ferramentas, sendo possível retirar a vítima. Ele foi imobilizado e conduzido pelo SAMU.
A PMMG e o grupo de resgate voluntário G3, realizaram o balizamento do trânsito que permaneceu impedido nos dois sentidos, até a remoção da última vítima.
O caminhão ficou sob a guarda da PMMG e ainda será retirado do local.
CBMMG


